Estiagem já provoca desabastecimento de água em alguns pontos da cidade
A combinação da falta de chuva e o tempo seco estão provocando o desabastecimento de água em vários pontos da cidade. De acordo com a concessionária Águas do Imperador, regiões mais altas da Estrada da Saudade, Alcobacinha e Vale do Carangola, no 1º distrito, e Pedro do Rio, Barra Mansa, Nogueira, Corrêas, Castelo São Manoel e Itaipava estão sofrendo com a interrupção do serviço.
Segundo a concessionária, nesses pontos o abastecimento está descontinuado devido à diminuição do volume de água nas redes. “Isso ocorre porque essas regiões são abastecidas somente por meio de bombas, que são acionadas automaticamente pelo volume e pressão de água existente nas redes”, informou, em nota, a Águas do Imperador.
Os moradores do Caetitu, em Corrêas, estão há seis dias com problemas no abastecimento. Depois de ficaram quase 48 horas sem água, no domingo (13), o serviço foi restabelecido, mas por pouco tempo e muitas casas já estão sem água. “A caixa encheu durante a madrugada, mas depois de tanto tempo não foi suficiente. Tínhamos louça e roupa acumuladas para lavar. A água acabou hoje de manhã (segunda) e não há previsão de quando vamos ser abastecidos de novo”, disse a moradora Inês Aparecida Gonçalves Barbosa, de 29 anos.
Nesse período de estiagem, a concessionária informou que aciona sistemas alternativos de abastecimento – como o Ponte de Ferro e Rio da Cidade, que acrescentam 30% da produção diária aos sistemas de distribuição e realiza inúmeras manobras para forçar o abastecimento das partes altas – além de utilizar caminhões-pipa para reforço nas regiões onde há acesso para esses veículos.
A empresa pediu que a população “use a água de forma consciente, privilegiando consumos essenciais, evitando lavar calçadas, trocar água de piscina, etc., para que a distribuição não seja prejudicada e a água possa chegar às partes mais altas”.
Leia também: Corpo encontrado no Rio de Janeiro não é de Maxwell. Bombeiros suspendem buscas