• Estado vai contratar mães como “embaixadoras” das escolas: confira como se inscrever

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/12/2021 17:44
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) vai contratar mães e assistentes sociais para atuar como “embaixadoras” nas escolas, para atuar nas ações de fortalecimento do vínculo familiar dos alunos com as instituições. Serão mais de 9 mil mães em todo o estado. O programa terá a remuneração mensal de R$ 1 mil por ano. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, começam nesta quarta-feira (1º) e vão até a sexta-feira, dia 03. 

    O programa Mulheres Apoiando a Educação (M.A.E.) foi lançado com o intuito de aumentar a frequência e evitar a evasão escolar causada pela pandemia da Covid-19. Serão realizadas diversas atividades, tendo as mães como agentes fundamentais neste processo. Elas trabalharão dando suporte à equipe pedagógica e social, além de auxiliar no fortalecimento da relação entre a família do aluno e a unidade escolar, atuando como “embaixadoras” da escola na comunidade.

    A expectativa é que 9,4 mil mulheres sejam contratadas. A carga semanal é de 30 horas, com 6 horas por mês de avaliação e treinamento, com uma bolsa mensal de R$ 1 mil durante um ano. Toda diretriz pedagógica e técnica permanecerá sob a coordenação da equipe diretiva e do assistente social.

    Já os assistentes sociais vão auxiliar os estudantes e suas famílias especialmente nos aspectos socioeconômicos, cuidando do bem-estar dos alunos da rede estadual.

    “O impacto da pandemia para toda a rede de ensino do estado foi muito grande, mas afetou principalmente os estudantes. Agora, com a retomada das atividades, é hora de garantir todo o suporte necessário para que eles tenham todas as condições de frequentar as aulas com tranquilidade”, frisou o governador Cláudio Castro.

    O secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, disse que a medida visa destacar o importante papel que a família tem na formação de cada aluno.

      “É fundamental que os alunos e suas famílias entendam que a escola é uma continuidade de seus lares”, declarou.

    Confira como se inscrever:

    As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no período de 01/12/2021 a 03/12/2021. Os interessados deverão acessar o link (http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/Mae), a partir das 18h de hoje (01/12). O processo seletivo será dividido em duas partes: A primeira fase será com a realização do cadastro no site, onde acontecerá uma pré-seleção. Já na segunda fase, as candidatas deverão comparecer às unidades escolares que foram selecionadas para a entrega dos documentos requeridos.

    Para mais informações sobre o edital, acesse: http://aplicacoes.educacao.rj.gov.br/Mae

    Últimas