• Estado vai ajudar prefeituras na implementação do ensino integral na rede pública

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/11/2022 03:13

    A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou uma Proposta de Emenda Constitucional que regulamenta o Programa de Apoio e Custeio à Educação Infantil da Rede Pública Municipal, a ser implementado a partir de 2023. O programa será custeado com 1% da receita prevista no Projeto de Lei Orçamentária, escalonados em três anos: 0,3% a partir de 2023; 0,6% a partir de 2024; e 1% a partir de 2025. O plano beneficia alunos entre zero e cinco anos de idade com a ampliação do tempo integral nas escolas. Os valores serão repassados e geridos pelos municípios que se conveniarem com o Estado.

    Apenas 18% têm ensino integral

    O que para Petrópolis é uma ajuda e tanto. A meta 6 do Plano Nacional de Educação prevê que até 2024 a metade das escolas públicas do país tenha ensino integral. Petrópolis, na rede municipal, tem hoje 24 escolas e cerca de dois mil alunos com ensino integral. Bem longe de conseguir a metade das 135 escolas de ensino fundamental. Hoje, 18% da rede tem ensino integral. Em 2016 eram apenas quatro escolas com ensino integral.

    Tecnológico

    E o vice-presidente da Câmara, Fred Procópio, que usa um colete que na frente tem um QR Code? Ficando ali bem pertinho dele, o que é um tremendo sacrifício considerando que ele é um moço muito feio, basta apontar o celular e ler o código que joga para o site do vereador…

    Taí o colete tecnológico de Fred Procópio com QR Code que direciona para seu site

    Dragagem fake

    Calma, que o apelido não foi cunhado por nós, não. Foram os vereadores. Estão indignados com imagens – exibidas aqui na Tribuna – de dragas tirando duas poeirinhas de areia do rio ali na Ponte Fones e os caminhões saindo vazios do local, serviço sendo feito pelo Inea.

    Ooooops!

    Vice-líder do governo na Câmara, o estreante Léo França está desatualizado. Numa das sessões recentes reclamou que o Inea não tinha assinado ainda o convênio com a prefeitura como determinou a Justiça visando a limpeza dos rios.  Eis que o presidente da casa, Hingo Hammes, sacou o convênio assinado pelo prefeito no dia 22 de outubro. França teve de engolir essa.

    Atraso

    Agora, a gente não pode deixar de assinalar: desde fevereiro para conveniar para limpar os rios e deixa para fazer isso dia 22 de outubro, já com o verão e as chuvas fortes batendo a porta?  Me explica como faz desassoreamento de rio com temporal. Talvez seja uma tecnologia nova que a gente não conheça.

    Contagem

    Faltam 39 dias para o verão.

    Retalho Criativo

    Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de “retalho criativo” voltado para a área da moda em Petrópolis. O curso foi elaborado para oferecer as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento de novos modelos de roupa com a reutilização de retalhos de tecido de confecções do vestuário. A inscrições disponíveis pelo site www.firjansenai.com.br ou na unidade do Senai Petrópolis, na Rua Bingen, 130. Para se candidatar é necessário ter idade mínima de 18 anos e escolaridade mínima desejável do 5º ano do ensino fundamental.

    As equipes de pesquisa da Fiocruz e do LNCC participaram de uma  oficina de planejamento estratégico da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde. A PCDaS é uma iniciativa que tem como objetivo disponibilizar serviços tecnológicos e computação científica para armazenamento, gestão e análise de grandes quantidades de dados para pesquisadores, docentes e discentes de instituições de ensino e pesquisa de todo o país.

    E na Copa?

    Governo do Estado e prefeitura do Rio já anunciaram meio expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo nas repartições públicas. Rubens Bomtempo está relutante em ir pelo mesmo caminho. Ele sabe que a medida sempre gera duras críticas da população.

    E na serra?

    Essa é para nossos vereadores e deputados cobrarem em nosso nome: a gente tá falando das obras – mais de 100 – em locais da cidade que ainda nem começaram, mas vocês já repararam no estado da subida da serra? Vários e vários trechos com encostas desabadas e obras paradas. É melhor alguém se mexer com isso.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas