• Estado mantém obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/11/2021 09:21
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Estado de Saúde(SES) divulgou nesta sexta-feira(12), que vai manter a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. Segundo a Secretaria, a decisão foi tomada em acordo com o grupo técnico de especialistas que assessora a vigilância estadual. 

    No dia 29 de outubro, o governo do estado publicou a resolução com as orientações que devem ser observadas para a flexibilização do item de proteção em ambientes externos. Os municípios devem atingir a marca de  65% de toda a população ou 75% do público-alvo imunizado com as duas doses da vacina contra a covid-19 ou com a dose única do imunizante. O público-alvo da vacinação contra covid-19 são pessoas com 12 anos ou mais. 

    “Apesar da queda sustentável nos indicadores epidemiológicos e assistenciais da Covid-19, os técnicos da vigilância estadual e o grupo de especialistas entendem que a imunidade coletiva ainda não atingiu os patamares necessários para retirada de máscaras em locais fechados. Nesses ambientes, o risco de contaminação pela doença ainda é muito alto, uma vez que o coronavírus é transmitido pelo ar”, informou a SES.

    Em Petrópolis, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não informou qual critério seguirá para a adotar a flexibilização do item. Mas já está próximo da terminação do governo do estado, até quinta-feira(11), 71% do público-alvo estava com o ciclo vacinal completo contra a doença. 

    Cerca de 65% do público-alvo no estado estão com as duas doses

    De acordo com a SES, até esta sexta-feira (12), mais de 23,5 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 foram aplicadas no estado. O dado representa 65% da população com 12 anos ou mais do estado completamente imunizada. Com o avanço da campanha de imunização e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda sustentável. A de UTI está em 29% e a de enfermaria, em 17%. O número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 37%; e de óbitos 59%, quando comparadas as semanas epidemiológicas 43 (24 a 30 de outubro) e 41 (10 a 16 de outubro).

    Últimas