• Estado libera recursos e Petrópolis pode ganhar um hemocentro ainda este ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/01/2020 10:11

    Petrópolis pode ter ainda este ano um hemocentro municipal. O anúncio foi feito pelo governo estadual, que informou com exclusividade à Tribuna, que o recurso para a obra já está liberado. O dinheiro, de acordo com o Estado, foi aprovado pelo governo federal e foi incluído no orçamento de 2019.

    A Secretaria de Estado de Saúde informou ainda em nota, que presta apoio à Prefeitura para a captação de recursos também para a compra de equipamentos para o novo hemocentro na cidade, além de dar suporte de assessoria técnica. A Tribuna questionou a Prefeitura sobre o local onde o hemocentro será instalado, mas até o fechamento da reportagem não obteve resposta.

    Há 10 anos, um projeto do Estado em parceria com a Prefeitura e o governo federal chegou a ser iniciado, mas foi paralisado devido a falta de recursos. O prédio para abrigar o hemocentro municipal estava sendo construído em um terreno anexo ao Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro (HAC), em Corrêas.

    A estrutura da obra inacabada está abandonada. Nesses mais de 10 anos, vários projetos para ocupar o espaço foram divulgados, mas nenhum deles foi colocado em prática. Enquanto a cidade não conta com um hemocentro público, as doações podem ser feitas em dois pontos: o Banco de Sangue que funciona no Hospital Santa Teresa (HST) e uma unidade no SMH – Beneficência Portuguesa, no Valparaíso.

    Banco de Sangue do HST terá novo endereço

    Após 20 anos, o Banco de Sangue que funciona no Hospital Santa Teresa (HST) vai mudar de endereço. O novo espaço na Rua Doutor Paulo Hervê, no Bingen, está em reforma e a previsão é que seja inaugurado entre março e abril. Até lá, as doações continuam acontecendo no mesmo endereço, dentro das instalações do HST.

     

    Últimas