• Estado lança a UniverSeeduc, primeiro centro universitário do Rio de Janeiro para educadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/07/2022 12:15

    O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação, realizou na última quarta-feira(29) na sede da Seeduc-Rj, o lançamento da UniverSeeduc, a Universidade Corporativa da Educação, primeira universidade do Estado para a educação. Através da instituição, serão disponibilizados em todo o estado, cursos de extensão e pós-graduação em 15 polos avançados de formação. A iniciativa visa inovar e fomentar a gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional e tem como objetivo alcançar até 62 mil servidores da educação. 

    “Essa é uma grande conquista para os profissionais da educação. Ter uma universidade corporativa da Educação pública, voltada para atender os servidores, é uma oportunidade para que professores e funcionários possam se especializar na carreira e receber certificação com a chancela da própria UniverSeeduc”, destacou o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle. 

    Além dos cursos de formação, a UniverSeeduc vai desenvolver vários projetos como o “Prata de Casa”, a criação do grupo de pesquisa “Observatório do Cotidiano Escolar” e o lançamento da “Revista PublicAções”, entre outros. 

    O projeto Prata da Casa vai oportunizar o aproveitamento da experiência e conhecimento dos educadores da rede estadual de ensino – ativos e inativos – que vão promover cursos e palestras para os servidores. No Observatório do Cotidiano serão desenvolvidos processos de pesquisas que irão trabalhar as demandas das escolas da rede, identificando questões e apresentando soluções. A divulgação da produção científica dos profissionais da educação também já tem seu espaço: a Revista PublicAções dará visibilidade aos trabalhos dos educadores.  

    Seminário 

    No mesmo dia, a universidade deu início ao seminário “Questões acadêmicas institucionais: autoria, identidade, formação de professores” com a participação de vários profissionais da educação e membros do Conselho Consultivo da UniverSeeduc – constituído por instituições públicas e privadas da Educação – sobre temas como a importância da formação de/para professores e da inclusão nas universidades, como exemplo. 

    Últimas