• Estado inscreve no Minha Casa Minha Vida os mesmos ‘eternos’ terrenos de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/08/2023 03:16

    A Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social anunciou que conseguiu inscrever 15 projetos, na região serrana e na capital, no Minha Casa, Minha Vida do governo federal. São  2.168 moradias em cidades fluminenses. Em Petrópolis, são 294 unidades naqueles ‘eternos’ terrenos do Vale do Cuiabá, Benfica e Mosela que estão sendo sempre mencionados desde 2013, mas que até hoje não receberam um tijolo.  Do total que o Estado inscreveu, as nossas unidades são apenas 13% mesmo a cidade tendo 47 mil pessoas em áreas de risco.

    Em cima da hora

    E ainda não entendemos porque as unidades de Petrópolis (que, conforme falamos são mencionadas desde 2013) foram incluídas e o estado comemorou isso, no último dia de prazo de inscrição dado pelo governo federal…

    Acelera, gente!

    E tem mais uma coisa que a gente não entendeu.  A Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social ainda disse que essas 2.168 casas representam “quase 30% do que o governo federal reservou para todo o estado fluminense nesta primeira fase da retomada do programa”.  Não tem que acelerar isso não, gente?  Se a gente não errou nas contas tem aí mais cinco mil unidades pro Estado do Rio construir.

    A Volkswagen Karmann Ghia, que comemora 60 anos no Brasil, será homenageada no Circuito Imperial de Automobilismo que acontece de 1° a 03 de setembro com exposições e desfiles de carros antigos em Petrópolis.

    Parceria com a USP

    A Quipo Tech, empresa residente na Incubadora do Laboratório Nacional de Computação Científica desde julho de 2020, desenvolveu um programa interativo em parceria com o laboratório do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. O programa reúne os sítios arqueológicos com registros rupestres do Estado de São Paulo em um mapa interativo e supre uma lacuna deste acervo paulista. O mapa está disponível clicando neste link.

    E vamos de novo!

    A prefeitura tenta novamente comprar 28 cadeiras, no estilo “poltrona presidente”, para a sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, conhecida como “Sala de Situação”.  Todas estão com defeito, de fato, com os assentos baixinhos, o povo fica quase na altura da mesa. Na gestão anterior, Baninho quase sumia na sala. Mas, ano passado, a licitação previa R$ 700 para cada cadeira e não houve empresas interessadas. Uma nova tentativa será feita agora, essa no valor de R$ 29.866,76 para a aquisição das 28 cadeiras.

    Visita guiada

    A artista Rosa Paranhos vai conduzir nesta sexta-feira uma visita guiada inédita por sua exposição “Bálsamo”, à mostra na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. A experiência será às 14h30 e os ingressos já estão à venda.

    VII Semana de Psicologia
    O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto está com inscrições abertas para sua VII Semana de Psicologia com a proposta de discutir a Psicologia como ciência e como profissão. O evento, que será realizado de amanhã a sábado, é gratuito e aberto ao público. As atividades serão promovidas no Campus Universitário da Unifase, das 8h às 13h. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site da instituição.

    Carla Gikovate, neuropediatra à frente do setor de avaliação diagnóstica e acompanhamento de pessoas com autismo no Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP, participará da mesa “Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): o que de fato sabemos?”, que ocorrerá na sexta-feira como parte da sétima edição da Semana de Psicologia da instituição.

    Vai ser dura a missão

    E a gente falou aqui que a prefeitura deu o primeiro passo para a realização do concurso da CPTrans escolhendo uma empresa que fará a seleção. Ainda não se sabe quantos e quais cargos devem ser preenchidos, mas a prefeitura deve focar em uma revitalização do quadro se quiser tirar o setor da situação que está. A empresa que cuida do trânsito e transportes e que já foi considerada um exemplo para o país, hoje vive uma crise de falta de credibilidade, com muita deficiência nos processos e pouca atuação, consequência da politização das vagas comissionadas ao longo dos anos em detrimento de técnicos.  

    Contagem

    E Petrópolis está há 99 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas