Estado inaugura novo castramóvel no Maracanã

  • 09/jun 10:02
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O governo do estado inaugurou, nessa quarta-feira (08), um novo castramóvel, veículo adaptado onde trabalham médicos veterinários e outros profissionais na esterilização de animais. O procedimento é gratuito. A abertura da nova unidade, no Maracanã, Zona Norte do Rio, celebra a marca de 75 mil castrações desde que o projeto teve início, em dezembro de 2021. A meta, segundo o Estado, é castrar 100 mil animais até dezembro.

    Pintado, um gatinho adotado pela protetora Marcia Neves (foto), de 55 anos, foi o número “75 mil” a ser castrado.

    “Tenho, ao todo, 50 gatos. Eu cuido deles com ajuda de outras pessoas e de algumas ONGs. Não haveria nenhuma condição de arcar com esta despesa. Só hoje eu trouxe cinco gatos”, disse a moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

    Tutora de quatro cachorros, Patrícia da Silva Reis, de 56 anos, levou Billy e Pantera para realizar o procedimento.

    “Eu tenho quatro cachorros, e o gasto mensal com eles fica em torno de R$ 400, o que já é bem puxado. Eu não teria como arcar com a castração. Numa próxima oportunidade trarei as outras duas que ficaram em casa”, contou Patrícia.

    Pessoas físicas têm direito a castrar um animal por mês, por CPF, e os indivíduos protetores podem receber atendimento para oito animais mensalmente. A ONG Guerreiros Pet, em 60 dias, conseguiu levar mais de 1.300 animais para serem castrados nas unidades do Castramóvel.

    Projeto tem três unidades no Rio

    O primeiro Castramóvel, que faz parte do programa RJPet, foi instalado na Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste carioca. Só nessa comunidade, 5 mil animais foram atendidos. Mais outros dois polos estão em funcionamento em Irajá, na Zona Norte, e em Bangu, também na Zona Oeste.

    Além das unidades móveis, existem 70 clínicas credenciadas pelo governo no estado para o serviço. As inscrições e agendamento devem ser feitos pelo site do programa (https://rjpet.com.br).

    Últimas