• Estado firma convênio formalizando a gestão de 12 escolas para o município

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/12/2022 03:23

    Um convênio firmado entre estado e município ratificou a transferência para a prefeitura da gestão de 12 escolas estaduais.  As unidades já funcionavam sob a tutela do município, mas o documento atual fala em ‘transferência da gestão financeira, administrativa, operacional e pedagógica’, ou seja, passa a ser de total responsabilidade da prefeitura, inclusive os prédios. Trocando em miúdos, se ainda houver aporte financeiro do estado essas despesas serão transferidas gradualmente à prefeitura.

    Programa de municipalização

    O convênio segue resolução da Secretaria estadual de Educação, de 2017, que estabeleceu o Programa Estadual de Municipalização do Ensino Fundamental. As 12 escolas em questão são Hercília Moret, Moysés Furtado Bravo, Augusto Meschick, Ciep Guerra Peixe, Almirante Tamandaré, Avelino de Carvalho, Carmem Nunes Martins, Frei Aniceto, Pedro Amado, Santa Terezinha, Sebastião Lacerda e Professora Maria da Glória Vasconcelos. 

    Banho na rua

    Foi só a gente falar do bolsão d’água em frente ao antigo Extra, no Quitandinha, aquele que teve vídeo de uma mulher que levou uma ‘onda’ de um ônibus, para surgirem as mais diversas reclamações da mesma situação em outras áreas. Aliás, nos pontos de ônibus são frequentes, mas as mais tradicionais de todas são na Rua da Imperatriz.

    O pintor italiano Adriano Mangiavacchi está expondo suas obras na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. A mostra fica em cartaz até 12 de fevereiro e pode ser vista de quarta a domingo, sempre das 10h às 16h. A entrada para o espaço custa R$ 16 a inteira e R$ 8 a meia.

    Passando nos cobres

    Lembra daquela escultura de bronze que ficava na praça do trevo de Bonsucesso que foi encontrada pela Associação Filantrópica de Petrópolis abandonada na Comdep? Então, o monumento foi inaugurado junto com a Estrada União e Indústria em 1961 e homenageia a Mazzepa, primeira carruagem a fazer o percurso entre Petrópolis e Juiz de Fora. Ele tinha sumido há anos até que foi localizado pela associação. Pois a Afipe recuperou o monumento e o devolveu ao local. Eis que esta semana tentaram roubar a escultura. A perna de um dos cavalos da carruagem chegou a ser solta na tentativa de roubo.

    Sem reforma

    O prefeito Rubens Bomtempo deve entrar no segundo ano do quarto mandato sem mudanças no secretariado. Por enquanto, ninguém cai. Só entra. E deve ser divulgado o nome de quem fica à frente da Ciência e Tecnologia, a nova pasta, na verdade uma reedição da secretaria que existiu no terceiro mandato de Bomtempo.

    Ainda os laranjinhas

    Uma dica aos vereadores, em especial aos que compuseram a CPI da SinalPark: vale a pena dar uma olhadinha no contrato recente dos laranjinhas. Pelo menos saber assim quem a CPTrans contratou para fornecer esse pessoal.

    Ué?

    A prefeitura firmou convênio de cooperação técnica com o Instituto Estadual do Ambiente com foco principal em limpeza dos rios. O documento é válido por cinco anos. E foi assinado dia 24 de outubro (e só tornado público agora). Mas, péra: no final de outubro beeeem depois de ter iniciado o desassoreamento dos rios em parte executado pelo Inea?

    Conselho

    Diz o ditado que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia, mas segue uma dica caso nossas autoridades aproveitem: no caso dos ambulantes irregulares, a fiscalização deve focar onde eles desembarcam vindos de outras cidades e não depois que já montaram as bancas no Centro. Essa forma de fiscalização nas ruas tem total antipatia da população.

    A Secretaria de Meio Ambiente reabriu a trilha da Casa Mata, que fica no Parque da Ipiranga.  A trilha, de 800 metros, tem dificuldade média e estava fechada após um deslizamento obstruir a passagem durante as chuvas do inicio do ano. O Parque Natural funciona de  terça a domingo, das 8h às 17h, incluindo feriados e tem entrada gratuita. Em caso de chuva, o parque é fechado.

    Restaurante Popular

    Ficamos felizes em saber que os restaurantes populares do Estado, incluindo o de Petrópolis, terão cardápio especial na antevéspera de Natal e Ano Novo, no caso hoje e na próxima sexta. Mas nos dias 24, 25, 31 e 1º de janeiro não funcionam. Mas, não é apenas nas datas de final de ano que não funcionam sábados e domingos. É assim o ano todo.

    Presente?

    Enquanto os pobres mortais da iniciativa privada trabalharão hoje normalmente – alguns até amanhã e no domingo – a prefeitura decretou ponto facultativo. Mas na antevéspera do Natal?  Por que, gente? E sexta-feira que vem também, na antevéspera do Ano Novo.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas