• Estado e Prefeitura organizam força tarefa para cuidados com árvores em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/fev 15:32
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e a prefeitura de Petrópolis deverão unir esforços em uma força tarefa para livrar árvores de parasitas, como a erva de passarinho, que prejudica a saúde das plantas e, eventualmente, ocasiona acidentes que colocam a população em risco. O assunto foi levado ao secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, pelo vereador Aloísio Barbosa Filho, autor da proposta, que também discutiu a necessidade de cuidado com as árvores com o prefeito Hingo Hammes. A ideia é que o serviço comece a ser realizado pelo Centro Histórico, por conta do grande fluxo de pessoas.

    “A partir da proposta que o vereador Aloísio Barbosa nos trouxe, vamos mobilizar todos os envolvidos no assunto para formar um grupo de trabalho e, assim, organizarmos uma força tarefa para a limpeza nas árvores do Centro Histórico. Este cuidado com as árvores é importante para o Meio Ambiente, para o turismo e principalmente para a segurança das pessoas”, assinala o secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

    A partir da proposta, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade irá liderar a mobilização de órgãos envolvidos, convocando uma reunião para a organização da operação.

    “Já tivemos acidentes no Centro Histórico com quedas de árvores e galhos, inclusive atingindo veículos e pessoas. A retirada das ervas de passarinho precisa ser feita, pois ela compromete as árvores e coloca a população em risco. Levamos essa ideia ao prefeito Hingo Hammes, que acolheu a iniciativa. Fico muito feliz por conseguirmos também o apoio do secretário Bernardo Rossi, que também abraçou a ideia de criação desta força tarefa de trabalho”, destaca o vereador Aloísio Barbosa Filho.

    A iniciativa também foi discutida pelo vereador com o secretário municipal de Meio Ambiente e vice prefeito de Petrópolis, Albano Filho – “Baninho” e com a presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep.

    Serão convidados para a reunião representantes da Enel, que precisa auxiliar nos trabalhos em locais com rede de energia próxima às árvores; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – que precisa autorizar o serviço em áreas de tombamento federal, como algumas praças e margens de rios; além de representantes da prefeitura – Companhia Municipal de Desenvolvimento (Comdep) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e outros envolvidos.

    Confira também sobre Petrópolis e região:

    Últimas