• Estado do Rio tem 82% da população acima de 12 anos imunizada com as duas doses

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/03/2022 12:00
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Estado do Rio atingiu, nesta sexta-feira (04), a marca de mais de 30 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19 desde o início da campanha de imunização no estado, em janeiro de 2021. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o dado equivale a 82% da população com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda dose.

    “É mais um marco extremamente importante que alcançamos no combate à Covid-19. Estamos com os indicadores em queda sustentada e ampliando o processo de flexibilização das medidas de proteção. Isso ocorre no momento em que completamos dois anos do primeiro caso registrado no estado, em março de 2020. Ainda precisamos avançar na aplicação da dose de reforço e na imunização das crianças, mas estamos no caminho certo para que possamos chegar ao fim da pandemia”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

    Desde o início da campanha de vacinação, o Governo do Estado já realizou mais de 100 entregas de vacina, totalizando mais de 37 milhões de doses distribuídas de forma ágil e equânime aos 92 municípios do estado. Segundo o Governo do Estado, assim que as doses chegam ao estado, são imediatamente disponibilizadas às secretarias municipais de Saúde para retirada na Coordenação Geral de Armazenagem da SES, em Niterói, ou distribuídas por meio de aeronaves, caminhões e vans para as cidades mais distantes.

    A ampliação da campanha de imunização vem refletindo diretamente nos dados da Covid no estado. De acordo com o levantamento da SES, pela quarta semana consecutiva, o estado do Rio de Janeiro está em bandeira amarela com baixo risco para a doença. A média móvel de solicitação de leitos nos últimos sete dias foi de 7 para UTI e 7 para Enfermaria, o que representa uma queda de 37% em relação a 14 dias.  No mês de fevereiro, a taxa de positividade ficou em queda, e no período de 23 de fevereiro a 01 de março, a positividade foi de 10,5% em todo o estado.

    Diante do cenário heterogêneo atual da pandemia no estado do Rio de Janeiro, da alta cobertura vacinal e de haver municípios com baixo risco para a doença, o Governo do Estado publicou, nesta quinta-feira (03.03), decreto que faculta aos municípios a flexibilização do uso de máscara em lugares fechados. Na hipótese de conflito, nos municípios em que já se encontrem em vigor  medidas de proteção à vida relativas à Covid-19, valerá a norma mais restritiva. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação. As medidas poderão ser revistas caso haja mudança no cenário epidemiológico da Covid-19 no estado.

    “Independentemente da decisão tomada por cada secretaria municipal, aquelas pessoas que desejarem continuar usando máscara em locais fechados ou abertos podem assim fazê-lo. Recomendamos que pessoas com sinais e sintomas respiratórios mantenham o uso da máscara se forem entrar em contato com outras pessoas. O ideal é que essas pessoas façam isolamento”, diz o secretário Alexandre Chieppe.

    Últimas