• Estado do Rio já tem mais de 20 mil conexões de energia solar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/02/2021 10:11
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O estado do Rio de Janeiro acaba de atingir a marca 20.635 conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 92 municípios (100% da região), segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Atualmente, são cerca de 23.817 consumidores fluminenses de energia elétrica que já contam com essas conexões, que têm como principal benefício redução na conta de luz. Segundo a entidade, o Rio de Janeiro está entre os dez estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída. A região possui 187,8 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

    A potência instalada de energia solar distribuída no Rio de Janeiro coloca o estado na oitava posição do ranking nacional da ABSOLAR. O território fluminense responde sozinho por 4,0% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída. Para a coordenadora estadual da ABSOLAR no Rio de Janeiro, Camila Nascimento, o estado é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os fluminenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

    Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica tem função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos estados brasileiros. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, conclui Sauaia.

    Últimas