• Estado do Rio ganha reforço de 426 novos policiais militares

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/06/2020 12:28

    A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro formou nessa semana 426 novos soldados para compor o quadro de policiais do estado. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, no entanto, não há informação se soldados serão enviados para reforço do 26º Batalhão de Polícia Militar, em Petrópolis.

    De acordo com a secretaria, a distribuição dos novos policiais seguirá o critério estabelecido pela Subsecretaria de Gestão Operacional, com base na análise de incidência criminal e déficit de efetivo de unidades operacionais. Com a incorporação de novos soldados, no entanto, o Comando da Operação terá a possibilidade de remanejar o efetivo da Região Metropolitana para o interior do estado – o que é uma reivindicação de policiais militares que residem em municípios mais distantes.

    Diferentemente do que ocorre tradicionalmente nas formaturas de novos soldados, nessa quinta-feira (18) foram realizadas oito cerimônias, com o efetivo divido em pelotões e sem a presença de familiares, imprensa ou autoridades, devido às restrições impostas durante a pandemia da Covid-19.

    Segundo o comandante do CFAP, coronel Marcelo Teixeira, a formação dos novos soldados é resultado de um esforço conjunto de todo efetivo do CFAP e de instrutores. Isso porque no início da pandemia e a consequente suspensão das atividades pedagógicas, ainda havia um número significativo de demandas curriculares e pedagógicas a serem cumpridas até a conclusão do curso de soldados dos integrantes da 2ª Companhia.

    “Com a prorrogação do isolamento (ainda em vigor), entendemos a necessidade de estabelecer estratégias capazes de retomar a formação. Trabalhamos muito para que, ainda que com todas as dificuldades, pudéssemos entregar à sociedade do nosso estado, no momento que ela mais precisa, profissionais formados e habilitados para a nobre missão policial militar”, disse o coronel Marcelo Teixeira.

    Os novos soldados fazem parte de uma turma de 480 alunos. Os 54 demais integrantes ainda possuem pendências pedagógicas e curriculares a cumprir.

    Além dos integrantes da 2ª Companhia que conseguiram concluir o curso, o CFAP 31 Voluntários está formando outros 1.500 alunos, divididos em três companhias, que foram sendo incorporados em períodos distintos ao longo do ano passado.

     

    Últimas