
Estado dá novo reforço para Petrópolis tentar reduzir fila de cirurgias
Petrópolis recebeu mais uma “mãozinha” do Governo do Estado na tentativa de reduzir a fila de cirurgias no município. A Secretaria Estadual de Saúde liberou mais R$ 360 mil para a realização de cirurgias eletivas no município. A verba foi destinada a todas as Prefeituras e será repartida através dos Consórcios Intermunicipais. Caberá a esses consórcios – no nosso caso, o CIMSERRA, Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Serrana – contratar os serviços cirúrgicos e informar ao Estado, mensalmente, quantos pacientes foram regulados. Neste ano, o Estado já vem realizando alguns repasses aos municípios, numa estratégia de apoio que é um indicativo de que a demanda vem das próprias Prefeituras e de que o problema não é “exclusividade” de Petrópolis.
Fila de cirurgias diminuiu, ao contrário de consultas e exames
Essa estratégia por parte do Governo do Estado vem sendo realizada desde o início do ano, com resultados na prática. Como a Secretaria de Saúde apresentou durante a última prestação de contas do quadrimestre, aumentou o número de cirurgias de média e alta complexidade, com redução da fila. Ainda há muitos procedimentos em espera: 1.506, sendo a maioria gástrica, ginecológica e urológica. Mas, em maio, eram 2.104 operações aguardando realização. A Prefeitura só não divulgou muito essa questão: ao contrário das filas de exames e consultas, que cresceram com tudo explicadinho, tim-tim por tim-tim, com percentual e tudo; o número de cirurgias, que era positivo pro governo, estava lá, jogado.

Problemático
E a coleta do lixo voltou a dar dor de cabeça aos moradores, principalmente nas comunidades. Assim como no fim do ano passado, as equipes estão enfrentando restrições de horários no aterro de Três Rios, o que reduz a capacidade operacional. O resultado já dá pra ver na rua, com montanhas de resíduos sólidos se acumulando.
Um dia da caça, outro do caçador
E bastou a coleta de lixo dar uma mancada que a oposição já começou a criticar a Prefeitura como se não houvesse amanhã. A atual gestão merece puxão de orelha, mesmo. Mas a cara de pau de uma turma ligada ao governo passado é de doer. Parece que perderam a memória de como a cidade foi entregue em janeiro desse ano (parece impossível, mas ainda pior do que agora).
Looping
Outra novela que parece não ter fim é a do vale-educação. Vendendo o almoço para comprar a janta, a Prefeitura, mais uma vez, deixou de repassar o valor das gratuidades para as empresas de ônibus. Elas, por sua vez, colocam tudo o que não presta, do alfinete ao foguete, nas contas atrasadas. É mais um item do transporte público que só se resolve com uma nova modelagem que, por consequência, só vai acontecer com uma nova licitação.
Bené vai à luta
A deputada federal Benedita da Sila estará em Petrópolis para dialogar com os petistas da cidade nesta sexta-feira, às 18h, no Sindicato dos Metalúrgicos. No cardápio, claro, a sua pré-candidatura ao Senado. A ex-governadora tenta ser “o” nome da esquerda de olho em uma das duas vagas, mas o “dono” do partido no Estado, Washington Quaquá, tenta tirá-la do jogo lançando Neguinho da Beija-Flor.
Reforço… lá pro Rio
Depois de muita espera e de muita expectativa, o governador Cláudio Castro inaugurou a Delegacia da Mulher, a 15ª do Estado. A medida vem após muitas cobranças da sociedade civil organizada. Foi na Gávea, zona sul do Rio. Por aqui, o Estado continua só querendo instalar um Núcleo Integrado mesmo.

Contagem
Estamos há 2 anos e 5 meses sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.