• Estado cria núcleo para atender familiares de vítimas de feminicídio

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  • 21/10/2021 11:51
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Acolher crianças e adolescentes que perderam as mães vítimas de feminicídio no Rio de Janeiro. É com este objetivo que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência à Vítima, lança o Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio. O novo serviço de acolhimento vai funcionar no mesmo espaço do Núcleo de Atendimento à Vítima, no prédio da Central do Brasil, no Centro da capital fluminense. Atividades psicossociais e psicopedagógicas, além do incentivo ao esporte e às artes, fazem parte do programa.

    “Os dados do Dossiê Mulher são fortes e impactantes. Além da vítima, a família também sofre, principalmente quando a mulher é mãe. Acolher os filhos desta vítima, sejam eles crianças ou adolescentes, também é papel do Estado. O Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio terá uma função humanitária”, disse o governador Cláudio Castro.

    O atendimento será feito por profissionais da Secretaria de Assistência à Vítima – psicólogos, assistentes sociais, fisiatras, nutricionistas, pedagogos e fisioterapeutas – e poderá ser presencial ou virtual. No formato presencial, será necessário um agendamento prévio, e todos os protocolos contra a Covid-19 deverão ser seguidos (utilização de máscara facial, álcool em gel e distanciamento).

    “Este será mais um serviço da Secretaria de Assistência à Vítima. Vamos ter um olhar especial aos familiares das vítimas de feminicídio, um crime que choca a sociedade por deixar filhos sem mães. É um acolhimento diferencial em um momento de dor”, explicou a secretária de Assistência à Vítima, Tatiana Queiroz.

    As pessoas podem buscar informações sobre o Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio pelo telefone (21) 2334-5849 ou pelo e-mail atendimento@seavit.rj.gov.br.

    Núcleo de Atendimento à Vítima

    Desde a criação, em maio deste ano, o Núcleo de Atendimento à Vítima já atendeu 170 pessoas (144 de forma remota) e 26 (de forma presencial) e faz parte do programa Reintegra, com a oferta de atendimento técnico multidisciplinar (assistente social, psicóloga, médica e nutricionista).

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