• Estado confirma mais três casos da variante Delta em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/08/2021 19:35
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Estado de Saúde notificou mais três novos casos da variante Delta no município. Os pacientes, um jovem de 22 anos, uma mulher de 73 anos e outra de 60 anos, tiveram os exames coletados no início de agosto. A Secretaria de Saúde foi notificada nesta segunda-feira(30) e o Departamento de Vigilância em Saúde fez contato com os três pacientes, que informaram que se recuperaram e passam bem. Até agora, o município tem seis notificações de contaminação pela nova variante, sendo um deles uma morte de uma paciente de 60 anos, que se recusou a tomar a vacina.

    Um dos casos trata-se de um jovem de 22 anos, morador do Alto da Serra, sem registro de vacina. Ele teve início dos sintomas no dia 4 de agosto e colheu material para o exame no dia 6. Outros dois casos são referentes a mulheres: uma moradora do distrito da Posse, de 73 anos, que recebeu duas doses de vacina. Ela apresentou sintomas no dia 7 de agosto e colheu material para exame no dia 12 de agosto. O terceiro caso, trata-se de uma mulher, de 60 anos, moradora do Castelo de São Manoel, que já havia recebido uma dose da vacina contra a covid-19. Ela apresentou sintomas no dia 2 de agosto e colheu material no dia 9 de agosto.

    A Secretaria de Saúde lembra que a análise que permite a identificação de variantes do novo coronavírus é feito pelo Estado, por amostragem, a partir dos exames de pacientes enviados pelos municípios. 

    A Secretaria de Saúde reforça, que independentemente do tipo de variante identificado, é fundamental que a população mantenha os cuidados preventivos. A Secretaria alerta mais uma vez que todos os grupos já contemplados dentro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que tão logo sejam chamados compareçam para receber o imunizante e frisa a importância de que cada um conclua o esquema de vacinação, com o retorno na data prevista para receber a segunda dose. 

    “Reforçamos mais uma vez que é fundamental que as pessoas compareçam para se vacinar e concluam o esquema de vacinação, retornando para receber a segunda dose da vacina. A equipe da Secretaria de Saúde segue empenhada para que possamos ter o quanto antes, toda população imunizada. É fundamental que as pessoas não deixem de vacinar. As vacinas salvam vidas!”, destaca o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

    O secretário destaca ainda que a população continua tendo um papel fundamental para o controle da pandemia. “Todos os esforços estão sendo feitos pelas equipes de Saúde para vencermos a pandemia, mas ainda é fundamental que cada pessoa faça a sua parte, usando máscara da forma correta, cobrindo o nariz e a boca, lavando as mãos com água e sabão ou usando álcool em gel quando isso não for possível. Ainda é muito importante manter o distanciamento social e evitar as aglomerações. São atitudes do dia a dia, que salvam vidas. Todos precisam continuar colaborando”, orienta o secretário de Saúde.

    Petrópolis tem hoje 203.088 pessoas vacinadas com a primeira dose e 6.805 tomaram a vacina em dose única – um total de 209.893 pessoas que já receberam pelo menos uma dose do imunizante. Dados da Divisão de Epidemiologia apontam que no município, 97.741 pessoas já concluíram o esquema de vacinação, com a segunda dose ou dose única dos imunizantes

    Últimas