• Estado começa a vacinar forças de segurança e salvamento contra a Covid

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/04/2021 07:58
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis*

    O Governo do Estado do Rio de Janeiro inicia nesta quarta-feira (14/4) a vacinação contra Covid-19 para agentes de segurança e salvamento que estão na ativa. Serão imunizados policiais civis (apenas no Grande Rio), militares, penais e rodoviários federais, além de bombeiros. O grupo começa a receber as doses após o fim da vacinação dos profissionais da área de Saúde das corporações.

    Para policiais, a vacinação ocorrerá exclusivamente nos batalhões da PM e unidades militares. Já para bombeiros, acontece em Guadalupe, no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, e em Campinho, onde fica a 1ª Policlínica do CBMERJ (Veja os critérios abaixo).

    A ação, planejada com base no Decreto Estadual 47.547, que dispõe sobre a criação do Calendário Único de Vacinação, disponibiliza unidades como postos de vacinação para atender os agentes em várias partes do Estado.

    Para garantir a eficiência do processo de imunização, como também inibir possíveis transgressões ao cronograma oficial publicado, foram definidas normativas rigorosas. Estão previstas, por exemplo, sansões para punir tentativas de burlar o critério de prioridade.

    O planejamento das próximas semanas vai respeitar a logística de distribuição dos kits pela Secretaria de Estado de Saúde. O calendário, a relação dos beneficiados e os próximos locais de vacinação serão atualizados e divulgados no decorrer da campanha.

    POLICIAIS DA ATIVA

    Na primeira fase da vacinação, destinada a agentes com mais de 50 anos, serão aplicadas imunizantes da CoronaVac, produzidos pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

    A vacinação das forças de segurança ocorrerá exclusivamente nos batalhões da PM e outras unidades militares, de modo que não interfira no andamento da imunização da população. A previsão é que sejam disponibilizados cerca de 20 postos de vacinação, que funcionarão das 9h às 16h.

    14 de abril – agentes com idade de 56 anos ou mais

    15 de abril – agentes com idade entre 52 e 55 anos

    16 de abril – agentes com 51 anos

    BOMBEIROS DA ATIVA

    Até sexta-feira (16.04), cerca de 1.200 doses serão aplicadas em dois polos de vacinação montados pela corporação: um em Guadalupe, onde fica o Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, e outro em Campinho, onde fica a 1ª Policlínica do CBMERJ. O atendimento será de 9h às 16h.

    Em Guadalupe, todos os militares lotados nas unidades que fazem parte do Complexo de Ensino e Instrução serão vacinados. Em Campinho, estão listadas as seguintes unidades: 8º GBM (Quartel de Campinho), Comando de Área I – Capital, Diretoria de Assistência Social, 2º GBM (Quartel do Méier), DBM 1/2 (Destacamento de Ramos), DBM 2/M (Destacamento de Piscinão de Ramos), DBM 1/8 (Destacamento de Realengo), 12º GBM (Quartel de Jacarepaguá), GPreve (Grupamento de Prevenção em Estádios) e Odontoclínica e Policlínica de Campinho.

    Polo Guadalupe (Avenida Brasil, 23.800) – Bombeiros de todas as unidades que fazem parte do Complexo de Ensino e Instrução.

    Polo Campinho (Rua Domingos Lopes, 336) – Agentes das seguintes unidades: 8º GBM (Quartel de Campinho), Comando de Área I – Capital, Diretoria de Assistência Social, 2º GBM (Quartel do Méier), DBM 1/2 (Destacamento de Ramos), DBM 2/M (Destacamento de Piscinão de Ramos), DBM 1/8 (Destacamento de Realengo), 12º GBM (Quartel de Jacarepaguá), GPreve (Grupamento de Prevenção em Estádios) e Odontoclínica e Policlínica de Campinho.

    Últimas