• Estado começa a discutir Habitação Popular e Petrópolis tem plano vencido

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/04/2023 02:24

    O Secretário de Estado de Habitação, Bruno Dauaire, foi eleito vice-presidente do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em evento recente realizado em Brasília. E o Rio de Janeiro também foi escolhido para sediar a 70ª edição do Fórum, em outubro. Agentes públicos das três esferas de governo, agentes financeiros e empresários estarão presentes ao evento na capital fluminense para debater a implementação de políticas públicas do setor.

    Dever de casa atrasado

    Petrópolis tem o seu Plano Municipal de Habitação de Interesse Social vencido desde junho de 2012, ou seja, três meses após as chuvas que agravaram o déficit habitacional que hoje coloca 47 mil pessoas em áreas de risco. É o caso da prefeitura e vereadores se mobilizarem para atualizar o Plano para chegarmos em outubro, no Fórum, com o documento em dia. Sem contar que o Plano é requisito para o enquadramento do município no Sistema e no Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – SNHIS e FNHIS.

    É placa caindo, totem pichado e lixeira quebrada. Isto em uma das principais ruas do Centro Histórico, a Avenida Koeler.  E não tem câmera de monitoramento que possa flagrar os autores do vandalismo?


    Perpétuas

    Em audiência pública na Assembleia Legislativa para analisar as irregularidades nos serviços prestados pelas concessionárias de luz e água no Estado representantes dessas empresas disseram que elas vão pleitear a renovação das concessões, alegando desequilíbrio econômico-financeiro. A gente já assiste esse filme com a concessão da BR-040. Alegando esse desequilíbrio, por força de liminar, a Concer ganhou na justiça mais três anos para explorar a rodovia após seu contrato.  Interessante que essas empresas alegam prejuízo mas não querem largar o osso.

    Velocidade

    Antes estava assim: carros passando devagarinho pela Washington Luiz para conferir as obras ali de reconstrução da via. Agora que todos nós já vimos cada centímetro daquele asfalto, o pessoal anda trafegando ali na velocidade da luz. É melhor alguém fazer alguma coisa para limitar a velocidade dos veículos antes que aconteça o pior.

    Entre bairros

    Moradores do Carangola vêm reclamando do atendimento no postinho do bairro – onde moram Bomtempo, Hingo Hammes e Fred Procópio. Só conseguem agilizar quando marcam nas redes sociais o vereador Fred. E muita gente acaba indo se consultar no posto do Itamarati, residência do vice, Paulo Mustrangi, onde o atendimento tá 100%.

    Carcaças na BR-040

    Você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna recentemente que a Secretaria de Estado do Ambiente e o Inea coibiram um aterramento ilegal de encosta de área equivalente a três campos de futebol, na BR-040, no km 86. Bem perto dali, também na pista de descida, ocorre um ‘depósito’ de carcaças de veículos. E o volume cresce a cada dia.

    E nada

    Lembra que tinha um papo mês passado que a Câmara de Vereadores votaria as contas Bernardo Rossi, Rubens Bomtempo e Hingo Hammes agora em abril? Pois faltam apenas seis dias para o mês acabar e nada. As contas são as de Bomtempo de 2016, rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado; as de Bernardo de 2019 e 2020, também com anotações do TCE, e as de Hingo Hammes, de 2021, essas aprovadas pelo Tribunal.

    Espetáculos no Theatro Santa Cecília têm feito tanto sucesso que a lotação é imediata e os artistas acabam voltando para novas apresentações. É o caso de Thalita Pertuzatti que retorna a Petrópolis dia 13 de maio para uma nova apresentação do show “Whitney Houston Forever”. Thalita Pertuzatti (foto de Rafa Vidal) uma das finalistas da primeira edição do programa The Voice Brasil em 2012, promete um setlist inesquecível.

    Corre gente!

    Quando mais perto da eleição de 2024 forem votadas as contas pior para os vereadores porque fica muito fresco na memória do eleitor como se posicionou cada um. Isso no caso dos que irão aprová-las…

    Flanelinhas, o retorno

    Nas últimas semanas, depois que o assunto veio de novo à baila (quando  guardados e Guardas Civis travaram embates transmitidos pelas redes sociais) tinha melhorado bastante a questão dos flanelinhas na cidade, em especial próximos a pontos turísticos. Mas neste feriadão, voltaram com força total. Mas a quantidade é tão grande que nem se dobrar o efetivo da GC consegue dar conta.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas