• Estado autoriza e obras de revitalização na Serra Velha começam nesta sexta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/12/2021 12:47
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Governo do Estado autorizou, nesta sexta-feira (17), o início das obras de revitalização da RJ-107, a Serra Velha da Estrela. Principal ligação entre Petrópolis e Magé, a rodovia também é muito utilizada como opção para os motoristas que vão ao Rio de Janeiro.

    Os serviços serão realizados ao longo dos 12,2 quilômetros e ficará a cargo da Erwil Construtora, vencedora do processo de licitação. As obras terão início no entroncamento da Rua Joaquim Aguiar, em Magé, até o Condomínio Residencial Grão Pará, no Alto da Serra, em Petrópolis. O investimento, segundo o governo estadual, chega a R$ 18,9 milhões. O tempo previsto para a execução é de 12 meses.

    A estrada é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e, por isso, o pavimento continuará de paralelepípedos. No entanto, o projeto prevê algumas medidas para evitar as constantes irregularidades no piso, em função do grande fluxo de veículos que a via, alternativa de ligação entre Petrópolis e o Rio de Janeiro, recebe. Além da substituição dos paralelepípedos, estão previstas escavações para criar uma superfície plana para a aplicação de um produto que melhore a aderência e estabilidade dos paralelos. Também será feito um novo sistema de escoamento e drenagem de chuva, uma sinalização atual para dar mais segurança, reforço nas curvas da Serra, e muros de contenção.

    O ato de início dos trabalhos contou com autoridades políticas, como o subsecretário estadual de Cidades, Bernardo Rossi, e o prefeito de Magé, Renato Cozzolino.

    Últimas