• Estado autoriza dose de reforço, mas Petrópolis ainda não tem data para início da nova etapa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/11/2021 19:30
    Por Luana Motta

    A Secretaria de Estado de Saúde (SES) autorizou nesta quarta-feira (17), a todos os 92 municípios a iniciarem imediatamente a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 ao público acima de 18 anos. Em Petrópolis, no entanto, ainda não há data para início da nova etapa. A Secretaria Municipal de Saúde informou que está fazendo o planejamento para a ampliação do público. 

    A SES informou que todos os municípios estão autorizados pelo Estado e pelo Ministério da Saúde a realizar a vacinação imediatamente, conforme as regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Para isso, a SES informou que distribuiu mais de 700 mil doses da vacina Pfizer também nesta quarta-feira. A partir desta quinta-feira (18), todos os municípios que precisam do imunizante para a nova etapa de vacinação devem fazer a solicitação junto a Secretaria de Saúde do estado. 

    Cidade do Rio já tem calendário para terceira dose

    A cidade do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (18), o calendário de aplicação da terceira dose para pessoas com idade entre 18 e 59 anos. Na capital, a nova etapa será de forma escalonada a partir do dia 29 de novembro. Os municípios de Maricá e Mesquita também iniciaram a aplicação da dose de reforço, imediatamente após a notificação, na quarta-feira (17). 

    Em Petrópolis, nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde anunciou que tinha se “antecipado” e já estava organizando a logística para as próximas etapas de vacinação contra a covid-19, e que aguardava o envio da nota técnica do Ministério da Saúde e a chegada de novos lotes de vacina específicos para este fim. No entanto, nesta quinta-feira, a pasta informou que a ampliação ainda está em fase de planejamento pelas equipes da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde. 

    O anúncio da aplicação da dose de reforço para a população acima de 18 anos foi anunciada na última terça-feira(16), pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Além disso, foi reduzido de seis para cinco meses o período de intervalo após a segunda dose. Até então, os municípios estavam autorizados a aplicar a dose de reforço apenas nos pacientes imunossuprimidos (com 28 dias de intervalo entre as doses), trabalhadores da saúde acima de 18 anos e pessoas acima de 60 anos (com seis meses de intervalo entre as doses). 

    Outra alteração do Ministério da Saúde é em relação a redução no intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina Pfizer, que passa a ser de 21 dias. Em setembro, o Ministério já havia reduzido o intervalo de 12 para oito semanas. Já em relação à dose única da vacina Janssen, a Secretaria de Saúde disse que aguarda orientações do Ministério da Saúde. 

    Quem pode se vacinar no município:

    Primeira dose para todos os maiores de 12 anos

    Segunda dose para todos os maiores de 12 anos, respeitando o seguinte intervalo entre 1ª e 2ª doses: Coronavac – 28 dias / AstraZeneca – 8 semanas / Pfizer – 8 semanas

    Dose de reforço para idosos com mais de 60 anos (a ser aplicada seis meses após a segunda dose); para trabalhadores da saúde maiores de 18 anos (a ser aplicada seis meses após a segunda dose); e para pacientes imunossuprimidos também maiores de 18 anos (a ser aplicada 28 dias após a segunda dose

    Quem poderá se vacinar a partir da nova etapa, no município:

    Primeira dose para todos os maiores de 12 anos

    Segunda dose para todos os maiores de 12 anos, respeitando o seguinte intervalo entre 1ª e 2ª doses: Coronavac – 28 dias / AstraZeneca – 8 semanas / Pfizer – 21 dias

    Dose de reforço para todos os maiores de 18 anos, a ser aplicada cinco meses após a segunda dose. 

    Últimas