• Estado anuncia reforma no batalhão da Polícia Militar de Petrópolis em 2022

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/12/2021 18:09
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM) está entre as 55 unidades da Polícia Militar do estado que passarão por obras de reforma. A expectativa é que a licitação para contratação de uma empresa para executar as intervenções seja aberta ainda no próximo semestre e a obra concluída até o fim de 2022. No batalhão de Petrópolis, serão reformados o refeitório (rancho) e o alojamento.  

    O anúncio foi feito pelo governador Cláudio Castro em um evento realizado nesta quarta-feira(22), no Rio. Ao lado dos secretários da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, e de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Max Lemos, na sede do 4º BPM (São Cristóvão), o governador entregou 26 novas motocicletas para os Batalhões, garantindo mais mobilidade aos policiais.

    As obras atingirão 55 unidades com reforma de refeitórios (ranchos), dormitórios, fachadas e telhados, ao todo, serão investidos R$ 126 milhões. A proposta do Governo do Estado é oferecer aos policiais militares condições dignas de trabalho.

    “Essas obras fazem parte de um grande pacote de investimento na Segurança Pública, que incluem ainda a compra de novas viaturas e questões salariais. Dar qualidade ao ambiente de trabalho dos policiais é uma das formas de apoiá-los e estimulá-los no dia a dia”, frisou Cláudio Castro.

     O Programa Tudo Azul, da Secretaria de Polícia Militar, prevê a reforma de sete telhados, 44 refeitórios (ranchos) e 282 alojamentos. As obras ficarão a cargo da Empresa de Obras Públicas (Emop-RJ), órgão vinculado da Seinfra, que fará a licitação e o acompanhamento das intervenções.

     Max Lemos ressaltou que estão sendo investidos cerca de R$ 200 milhões em equipamentos da Polícia Militar, entre a reforma dos batalhões e a construção de novas unidades, como a sede do Comando de Operações Especiais (COE). O secretário anunciou a autorização do governador para os projetos executivos do Grupamento AeroMarítimo (GAM) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC).

    “Já estaremos colocando a primeira licitação nas ruas no dia 10 de Janeiro, que incluirá as obras deste batalhão e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), entre outros. Depois disso, a cada dez dias estaremos lançando novos pacotes, até que todos os batalhões sejam contemplados. Nossa expectativa é de entregar todas as unidades reformadas até o final de 2022”, afirmou o secretário Max Lemos.

    O secretário da Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires, está animado com as obras, que irão corrigir problemas de manutenção que surgiram ao longo dos anos.

     “Esse projeto vai resgatar a dignidade de nossa tropa.  Vamos colocar um  ponto final num cenário inaceitável de batalhões sem rancho e sem alojamentos descentes”, explicou Pires.

    Últimas