Estacionamento na ciclofaixa e cobrança de rotativo: começam as polêmicas na véspera da Bauernfest
Nesta terça-feira, o caos que se instalou no trânsito no entorno do Palácio de Cristal foi um ‘aperitivo’ do que pode vir a ser a mobilidade urbana nos dias da Bauernfest – que inicia na próxima sexta-feira. Na última segunda (8), a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) divulgou um mapa com o esquema de trânsito, onde foram definidos os locais de embarque e desembarque de veículos de turismo e os acessos à festa. Com acessos principais fechados ou parcialmente interditados devido às obras – Avenida Portugal (Batata Frita) e Rua Washington Luiz – a preocupação é o impacto que o aumento de veículos pode provocar na rotina da cidade.
Nesta terça-feira (9), um leve acidente de trânsito entre um ônibus da Viação Turp e uma caminhonete, por volta de 13h, na curva que divide as Avenidas Barão do Rio Branco e Piabanha, formou uma longa fila de veículos em poucos minutos.
O ônibus, que vinha no lado direito da pista, teria tentado entrar na frente do outro veículo para acessar a ponte, mas acabou colidindo na lateral da caminhonete. O trecho ficou cerca de 10 minutos sem passagem, até que os motoristas pararam em outro local. Mas o impacto desses dez minutos prejudicou o trânsito de todo o entorno do Palácio de Cristal.
CPTrans, mais uma vez, aposta no estacionamento na Barão do Rio Branco
Pelo menos nos últimos dois grandes eventos presenciais – Bauernfest e Natal Imperial – o estacionamento rotativo ou de veículos de turismo foi autorizado na Avenida Barão do Rio Branco, e em todos os anos a CPTrans teve que voltar atrás da decisão por causa de protestos de ciclistas e pedestres que utilizam o trecho para prática de esportes no Circuito de Lazer. Neste ano, mais uma vez, a CPTrans aposta em um resultado positivo com a autorização do estacionamento dos ônibus de turismo no trecho. E não informou à Tribuna em quais dias e horários será permitido o estacionamento no local.
Leia também: Ciclofaixa da Barão dá lugar a ônibus de turismo e prejudica uso de bicicletas
Leia também: Após polêmica, Prefeitura fechará uma faixa da Barão do Rio Branco para conciliar rotativo e ciclofaixa
Segundo a nota enviada à Tribuna, além da Avenida Barão do Rio Branco, haverá estacionamento para ônibus de turismo: no Quitandinha (próximo ao pórtico) e no Bingen (próximo à UCP). Aqueles que acessarem a cidade pelo Quitandinha farão o desembarque na Avenida Tiradentes (em frente à Catedral) e voltarão para o Quitandinha, onde ficarão estacionados próximo ao pórtico.
Os que chegarem pelo Bingen farão o desembarque na Rua Montecaseros (sentido Bingen, próximo ao Gehren) e voltarão para o Bingen, onde ficarão estacionados próximo à UCP. Já os que chegarem pelos distritos farão o desembarque na Avenida Tiradentes e ficarão estacionados na Avenida Barão do Rio Branco (sentido distritos).
No pedágio de Xerém, uma equipe da CPTrans vai adesivar os ônibus que estiverem a caminho da cidade, mas o mesmo não será realizado nos outros acessos, como no sentido MG x RJ da BR-040, na Estrada União e Indústria e nas estradas de acesso a Teresópolis e Paty do Alferes.
O embarque e desembarque das Vans de turismo será na Praça 14 Bis, e esses veículos estacionarão na Rua Frei Rogério (atrás da Editora Vozes). Também poderá ser utilizado para estacionamento desses veículos o terreno da CPTrans na Rua do Imperador.
Com menos 150 vagas, Avenida Koeler e Rua da Imperatriz terão rotativo aos fins de semana
A oferta de vagas no Centro Histórico já é baixa, mas ficou ainda menor com as chuvas do início do ano. Como a coluna Les Partisans informou anteriormente, foram cerca de 150 vagas perdidas na cidade. Mesmo assim, nenhum estacionamento ou espaço do tipo deve ser aberto pelo município para garantir mais vagas para turistas.
Porém, o estacionamento rotativo será ampliado durante a festa. Nos pontos do Centro Histórico que já contam com o rotativo, o horário será estendido de quarta-feira a domingo, passando a funcionar das 8h às 22h.
Além disso, de sexta a domingo, haverá mais duas ruas operando o rotativo durante a festa: a Avenida Koeler (sentido Praça da Liberdade) e a Rua da Imperatriz (sentido Rua do Imperador, após a ponte em frente ao Museu Imperial).
Alterações no trânsito
A Rua Alfredo Pachá estará totalmente interditada nos 17 dias de festa. Já o entorno da Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) ficará fechado para o trânsito de sexta a domingo. A única via que terá a mão invertida durante a Bauernfest é a Rua Padre Siqueira (atrás do Palácio de Cristal). Durante a festa, ela operará no sentido Bingen.
Táxis e carros de aplicativo
O embarque e desembarque de táxi e carros de aplicativo terá dois espaços: Rua Roberto Silveira (sentido bairro, próximo à Rua Padre Siqueira) e Avenida Piabanha (sentido Bingen, logo depois da Casa Visconde de Mauá).