• Estacionamento irregular na Rua Caldas Viana faz ônibus realizarem embarque e desembarque de passageiros no meio da rua

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/08/2023 14:51
    Por Enzo Gabriel

    Na Rua Caldas Viana, uma cena que é vista de forma frequente em Petrópolis foi registrada em uma escala ainda maior no início da tarde desta sexta-feira (11). O ponto de ônibus da Viação Cascatinha foi tomado por caminhões e veículos particulares. Com isso, os passageiros precisaram embarcar e desembarcar dos coletivos no meio da rua.

    A situação causou dificuldade no acesso aos ônibus, principalmente para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. O fato não é isolado e o estacionamento irregular tem atrapalhado o transporte público nos bairros e no Centro Histórico.

    Ao todo, seis linhas foram afetadas: 511 – Boa Vista, 520 – Fragoso, 521 – Monte Florido, 522 – Luiz Pellegrini, 523 – Alto Boa Vista e 524 – Veridiano Félix.

    O estacionamento irregular é apenas um dos problemas registrados na mobilidade urbana em Petrópolis. A quantidade crescente de veículos nas ruas também impacta bastante o trânsito. Segundo o Detran, a frota de veículos do município já ultrapassa 193 mil.

    Estacionamento irregular em vagas de carga e descarga

    O estacionamento irregular também é registrado em vagas de carga e descarga de mercadorias em Petrópolis. No Centro, a situação afeta diretamente fornecedores e comerciantes. Por vezes, é necessário pagar estacionamento para que a descarga possa ser feita, por conta da falta de vagas e de veículos estacionados de forma irregular nos locais destinados a carga e descarga.

    Fiscalização

    Procurada, a CPTrans afirmou que uma equipe irá até a Rua Caldas Viana para verificar a situação. Além disso, informou que realiza rondas diariamente na cidade, multando e, em casos extremos, rebocando veículos estacionados de forma irregular. As denúncias podem ser feitas através do número 156.

    As câmeras do Cimop também são utilizadas no monitoramento de trânsito 24 horas por dia. Placas indicam os locais onde há o videomonitoramento, que neste primeiro momento, tem como foco coibir o estacionamento irregular, acrescentou a companhia.

    Últimas