• Estacionamento irregular é a infração mais cometida pelos motoristas em Petrópolis, segundo levantamento do Detran

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/10/2021 11:10
    Por Janaina do Carmo

    O estacionamento irregular é a infração mais cometida pelos motoristas em Petrópolis, de acordo com o Anuário Estatístico do Detran. O levantamento foi divulgado esta semana e os dados são de 2020. Segundo o estudo, 35% das infrações de trânsito na cidade foram referentes ao estacionamento em desacordo com a legislação.

    O estudo mostra que 82% das infrações de trânsito são cometidas por carros de passeio, conduzidos por homens e na faixa etária de 31 a 50 anos. As infrações cometidas por motociclistas vêm em segundo lugar – 9%. Já os caminhoneiros são responsáveis por 5% das irregularidades no trânsito.

    De acordo com o Anuário do Detran, em 2020, foram mais de 15 mil multas por estacionamento irregular aplicadas na cidade. Entre elas estão: estacionar na calçada, em local e horário proibido, além de outras situações estabelecidas na legislação.

    Também fazem parte da lista das infrações mais cometidas em Petrópolis: a falta do uso de segurança pelo condutor (9%), não usar o farol nas rodovias (7%), o excesso de velocidade (4%), não pagar o pedágio (3%), a falta de licenciamento (2%) e conduzir o veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação – CNH (2%).

    Ainda de acordo com o estudo, 49% das multas e notificações foram aplicadas pela Prefeitura de Petrópolis, 45% delas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 6% pelo Detran. No total, em 2020, foram 37.509 infrações de trânsito registradas, deixando a cidade em 23º no Estado do Rio com mais multas e em 12º na Região Metropolitana.

    Últimas