Estacionamento irregular bloqueia até passagem de ambulâncias no Centro e nos bairros
O estacionamento irregular é frequente em todas as partes da cidade, no entanto, o problema tem causado prejuízos graves até para quem precisa de acesso a serviços essenciais. Recentemente, uma ambulância do Corpo de Bombeiros e de um hospital particular da cidade encontraram dificuldades para prestar socorro às vítimas devido a carros estacionados em locais indevidos no Centro e no Dr. Thouzet.
No início da tarde desta segunda-feira (18), uma senhora de 86 anos sofreu uma queda que lesionou os membros inferiores enquanto andava pela Rua Professor Pinto Ferreira, no Centro. Na ocasião, a ambulância que iria prestar socorro à vítima por pouco não conseguiu chegar até ela devido a carros estacionados de forma irregular no local. Segundo Bruno Dias, que presenciou o ocorrido, um rapaz dono de um caminhão de frete precisou retirar o veículo dele, que estava estacionado no lugar correto, para a ambulância conseguir chegar até a vítima.
Um outro caso foi o de uma senhora de 74 anos, moradora do bairro Dr. Thouzet, na Rua Francisco Belo, que passou mal e chamou uma ambulância para socorro. O veículo não conseguiu subir a rua por causa dos carros estacionados nos dois lados da via. Taís Souza, neta da senhora, diz que os médicos tiveram que subir a pé e que só depois de muito tempo, a ambulância conseguiu ir até à casa. “Se por um acaso uma casa aqui pegar fogo, o Corpo de Bombeiros não passa porque a rua é cheia de carros”, conta. Taís fala que muitos veículos não são dos moradores da rua, são de pessoas de outros bairros que deixam os carros parados ali.
Em resposta à Tribuna, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informou que realiza rondas diárias a fim de coibir o estacionamento em diversas vias da cidade, inclusive na Rua Francisco Belo, no Thouzet e na Rua Professor Pinto Ferreira, no Centro. Foi informado também que nas rondas realizadas pela CPTrans na região, constantemente são identificados veículos estacionados de forma irregular, nos quais foram autuados e os condutores presentes advertidos.
As denúncias à CPTrans podem ser feitas pelo telefone (24) 2237-1703, ou pelo 156.