• Estacionamento irregular afeta circulação dos ônibus; empresas já enviaram 141 ofícios para a CPTrans

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/10/2021 12:53
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O estacionamento irregular é a principal infração de trânsito cometida pelos motoristas em Petrópolis, segundo o Anuário Estatístico divulgado esta semana pelo Detran. Esse tipo de irregularidade também é apontada pelas empresas de ônibus da cidade como uma das causas para os atrasos dos coletivos e perdas de viagens. Só este ano, a Cidade Real enviou 141 ofícios a Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans) denunciando a prática irregular.

    Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Petrópolis (Setranspetro), a área de manobra dos coletivos no ponto final das comunidades é a mais afetada pelo estacionamento irregular, em sua maioria, por carros de passeio. No início desta semana, de acordo com o sindicato, por quase uma hora e meia, os ônibus que fazem a linha 118 – Pedras Brancas perderam seis viagens seguidas por causa de um carro estacionado de forma irregular na Rua Mathias Hillen, no fim do trajeto na região.

    “Esse é um dos trechos mais críticos da nossa operação. O bairro Pedras Brancas totaliza, somente nos últimos nove meses, 17 ofícios protocolados ao órgão fiscalizador do município, em virtude dos veículos estacionados de forma inadequada, que dificultam e até impedem a circulação dos ônibus”, pontuou Marco Antônio, encarregado de tráfego.

    Segundo a Setranspetro, os problemas também são frequentes no ponto final da Rua João Xavier. Na região, as linhas 117 – João Xavier e 140 – Comunidade Vitória precisam constantemente parar 160 metros antes do ponto final em razão dos veículos parados irregularmente. Ao todo, 14 ofícios já foram protocolados à CPTrans.

    O sindicato também denuncia que além dos pontos finais, ao longo do trajeto em diferentes localidades, os ônibus também enfrentam dificuldades com os carros parados de forma irregular. De acordo com o Setranspetro, diariamente, a situação é encontrada nas vias principais do Bingen, Mosela e Centro Histórico. Aos fins de semana, a situação é crítica no bairro Manoel Torres. O problema também é frequente no Bataillard e Vila São José.

    “Os casos são recorrentes e contamos muito com a conscientização dos moradores de cada região, para que as infrações não voltem a ocorrer e a operação dos ônibus seja realizada de forma mais eficiente em cada localidade. Afinal, os principais prejudicados pelo transtorno são as pessoas que dependem dos ônibus”, concluiu Marco Antônio.

    Questionada, a CPTrans informou que não há, atualmente, pendência com nenhum dos ofícios de pedido de remoção de veículo por estacionamento irregular por parte das empresas de ônibus. A companhia afimar que os veículos foram removidos ou pela equipe de fiscalização ou pelo próprio proprietário do veículo.

    A companhia de trânsito informou ainda que a fiscalização foi intensificada nos últimos quatro meses a partir do início da operação com o reboque e a reativação do pátio de apreensões do Morin. Segundo eles, quase 300 veículos estacionados de forma irregular ou abandonados em vias públicas foram removidos.

    Últimas