• Estação Jaqueira, no Vale do Cuiabá, promove roda de conversa terapêutica gratuita; saiba mais sobre o projeto aberto à comunidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Num dos espaços culturais mais surpreendentes de Petrópolis, localizado no Vale do Cuiabá, um grupo de pessoas da região se reúne semanalmente para uma troca apoiada no poder da fala e da escuta. É na Estação Jaqueira, espaço dedicado a práticas artísticas, educativas e sustentáveis, que os encontros terapêuticos acontecem.

    Foto: Divulgação

    “É um fruto inesperado e inspirador que dá maior sentido à existência da Estação Jaqueira. Ela existe para acolher as diversas comunidades sociais da região.”

    Nietta Monte, idealizadora da Estação Jaqueira.

    Falar sempre em primeira pessoa, fazer silêncio quando o outro está falando, não por educação, mas para permitir que o assunto abordado reverbere no coração de cada um, não dar conselhos e não julgar: essas são algumas das regras da roda comunitária, que ocorre sempre às terças-feiras, às 9h.

    Fernanda Pereira, terapeuta e coordenadora do projeto, menciona as mudanças visíveis em cada participante. “O que vejo de mais interessante na roda são essas mudanças nas pessoas que escutam experiências já vivenciadas pelos demais.” A terapeuta cita, ainda, o poder da fala. “Somente o fato de falar já é terapêutico, e a qualquer momento da roda é possível dedicar uma música, um poema ou uma história, desde que tenha a ver com o assunto.”

    Já Nietta Monte, idealizadora da Estação Jaqueira, celebra a relação especial entre o espaço e a comunidade. “A ideia fundamental deste espaço é o serviço socioeducativo e comunitário, realizado por meio de ações diversas. Entre elas, a saúde das pessoas e sua participação no local. Fico realmente muito feliz por essa iniciativa totalmente espontânea. Não fomos buscar a parceria. Ela chegou até nós, inicialmente como proposta da Secretaria de Saúde, que identificou no local um potencial para as rodas de terapia. Gradualmente, a proposta foi incorporada pela comunidade, o que deu concretude à ideia. É um fruto inesperado e inspirador que dá maior sentido à existência da Estação Jaqueira. Ela existe para acolher as diversas comunidades sociais da região.”, relata.

    Foto: Divulgação

    As temáticas surgem ali mesmo na roda comunitária, que conta com a experiência de pessoas de diversas idades. “É uma roda feita de pessoas que curam pessoas. Observa-se que aquelas com mais idade possuem mais soluções para partilhar com as mais jovens. Ao mesmo tempo, os jovens trazem muita leveza.”, conta Fernanda.

    Quem quiser participar do projeto não precisa realizar qualquer inscrição, basta chegar e escolher um lugar na roda de conversa. Além disso, a participação é gratuita. A Estação Jaqueira está localizada na Estrada Ministro Salgado Filho, nº 2.781, no Vale do Cuiabá. Mais informações: @estacaojaqueira2020

    Mais sobre a Estação Jaqueira

    Idealizada por um grupo de moradores, a Estação Jaqueira nasceu no endereço onde funcionou um dos mais tradicionais hotéis do Vale, o Tambo Los Incas, com o belíssimo intuito de contribuir para a comunidade a partir de ações artísticas e educativas. 

    Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Quem conhece o espaço, no Vale do Cuiabá, tem a oportunidade de vivenciar inúmeras experiências, desde a visitação ao Centro de Artes, que apoia, divulga e integra os artistas e a comunidade local, com programação de exposições, cursos e eventos de audiovisual, artes plásticas e música, até a de um viveiro, que produz mudas nativas da Mata Atlântica, elabora e executa projetos de reflorestamentos, pomares, hortas e jardins, visando a produção agroflorestal e a integração de abelhas nativas na restauração do meio ambiente. A Sala de Leitura na Estação Jaqueira é outro espaço que pode ser visitado, com obras de arte contemporânea, arte popular, meio ambiente e povos originários. 

    Últimas