• Estação Jaqueira: espaço integra arte, cultura e práticas de educação ambiental no Vale do Cuiabá

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    O Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, é bastante admirado por suas belezas naturais. Por outro lado, grande parte deste local ainda permanece desconhecido pelos próprios petropolitanos. Você já ouviu falar, por exemplo, na Estação Jaqueira?

    Foto: Divulgação

    Idealizada por um grupo de moradores, a Estação Jaqueira nasceu no endereço onde funcionou um dos mais tradicionais hotéis do Vale, o Tambo Los Incas, com o belíssimo intuito de contribuir, a partir de ações artísticas e educativas, para a comunidade local. O espaço está com uma parte em obras, para garantir ao público uma experiência única e especial.

    As atividades desenvolvidas pelo espaço encantam pela proposta de cuidado com o meio ambiente. Uma delas é a R3 Reciclagem, o projeto embrionário da Estação Jaqueira; um ponto de coleta de materiais, como vidro, papel, metal e plástico, que são entregues à Cooperativa de Trabalho, Reciclagem e Empreendedores Populares de Petrópolis. No galpão da antiga triagem e prensagem de lixo, estão em exposição alguns trabalhos dos colaboradores, que transformam em arte os materiais descartados.

    Fotos: Divulgação

    Ali perto, na R3 Serralharia, nascem móveis e artefatos em ferro, latão e cobre, com desenhos personalizados, pelas mãos do serralheiro Luís Fernando Weilemann.

    Foto: Divulgação

    Mais adiante, os visitantes podem apreciar o espaço Canto das Aves, o galinheiro que abriga galinhas poedeiras de Minas Gerais, gansos sinaleiros de origem africana e galinhas d’Angola.

    Foto: Divulgação

    Outro cantinho da Estação Jaqueira é o Viveiro Caioaba, que produz mudas nativas da Mata Atlântica, elabora e executa projetos de reflorestamentos, pomares, hortas e jardins, visando a produção agroflorestal e a integração de abelhas nativas, em risco de extinção, na restauração do meio ambiente.

    Para os amantes das artes, há uma galeria de obras, uma biblioteca e uma lojinha, as duas últimas em fase de conclusão. O Centro de Artes Estação Jaqueira, segundo a equipe, desenvolve o seu trabalho em três frentes ao apoiar, divulgar e integrar os artistas e a comunidade local, com programação de exposições, cursos e eventos de audiovisual, artes plásticas e música.

    Foto: Divulgação

    O entusiasmo dos envolvidos nas atividades da Estação Jaqueira é grande para inaugurar a Galeria de Arte com a exposição Arte Reciclada: fauna e flora. A mostra reúne cinco artistas petropolitanos que trabalham exclusivamente com material reciclável: Alcir Pereira e as aves pneus; Camilo Moreira e as cidades tecnológicas; Lucinha Alves e o desenho da natureza; Oséias Simone e os Robozitos ECO; e Zé Filho e a sucata mecânica.

    Foto: Divulgação

    Para os amantes da leitura, haverá um espaço para lá de especial. A Estação Leitura,  que promete ser aconchegante e relaxante, terá à disposição dos visitantes confortáveis poltronas e um rico acervo de livros com temáticas relacionadas à arte, ao meio ambiente e aos povos originários brasileiros. 

    Foto: Divulgação: vista interna vitral da Estação Leitura

    A Estação Jaqueira fica na Estrada Ministro Salgado Filho, nº 2.781, Vale do Cuiabá – Itaipava, Petrópolis, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, até 12h.

    Últimas