O Brasil já conquistou 16 medalhas nas Olimpíadas de Tóquio: mesmo com o fuso horário diferente, muitos brasileiros estão fazendo questão de acompanhar as competições para torcer pelos atletas brasileiros. Na Rede municipal de Educação, a preparação começou no início do ano com o projeto Petrópolis Olímpica – Uma Educação de Valores. As equipes das escolas e Centros de Educação Infantil participaram de formações com o objetivo de proporcionar para gestores, professores, educadores e alunos uma diversidade de experiências, incorporando o esporte e a educação olímpica em suas rotinas de aprendizagem. A preparação deu certo: mesmo no ensino remoto, unidades de ensino estão promovendo atividades diferenciadas usando a temática das olimpíadas com o público estudantil.
A primeira parte do projeto – ocorrida no 1º semestre – contou com a parte teórica, com palestras e fundamental teórica e participação de expoentes do esporte, como José Luis “Nino” Dalla Costa. A segunda, que será iniciada no 2º semestre, terá a aplicação pratica, com construção de portifólios pelas equipes das unidades e outros encontros remotos. Vale destacar que as atividades que estão sendo promovidas no CEIs têm como objetivo despertar a criança para atividades esportivas, fortalecendo o espírito olímpico e os valores embutidos na rotina da prática escolar.
“Esporte é vida, é saúde e pode e deve ser usado durante a pratica pedagógica para ensinar às crianças e adolescentes não só como manter um estilo de vida mais saudável, mas, também, a história dos povos, cooperação entre as nações, além dos benefícios físicos como coordenação motora e lateralidade, como por exemplo. Ótimo saber que as instituições de ensino estão aproveitando esse grande evento para mostrar a importância do esporte para a vida das crianças”, afirmou o prefeito interino, Hingo Hammes.
O CEI Professora Hermínia Matheus, como por exemplo, desenvolveu o projeto: “Movimente-se. Supere-se. Preserve. Reutilize: Monttainai (filosofia japonesa contra o desperdício) – elimine o desperdício!
“A prática esportiva e as experiências vivenciadas através dela contribuem significativamente para a formação integral dos alunos e corrobora a proposta da BNCC em seu campo “corpo, gestos e movimentos” onde, as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade”, explica a diretora do CEI, Carla Correa.
O projeto destacou a origem das olimpíadas, a cultura e costumes do país sede, modalidades esportivas e também o estímulo à prática da reciclagem e da reutilização de materiais na confecção de brinquedos e brincadeiras, reforçando a consciência socioambiental.
“Realizamos a 1ª Olimpíada em Casa do CEI Hermínia Matheus, onde nossos alunos, nas aulas remotas, nas interações na plataforma Educa em Casa e com a participação de profissionais de Educação Física, amigos e parceiros do nosso CEI estão cumprindo desafios e realizando modalidades esportivas com materiais recicláveis regados de muita diversão e movimento! No final das Olimpíadas em Casa, nossos alunos receberão uma medalha de participação e os responsáveis farão a premiação simbólica dos nossos pequenos campeões”, completou Carla.
Já educadoras do CEI Jorge Rolando criaram um álbum de figurinhas com os medalhistas brasileiros. Além das figurinhas, a cartilha tem espaço para desenho, explicações sobre as atividades físicas e espaço para copiar os nomes dos exercícios físicos. Atividades também disponibilizadas na plataforma Educa em Casa, na pasta do CEI.
“Petrópolis Olímpica na realidade dos Centros de Educação Infantil e na primeira infância tem um caráter lúdico e dinâmico de trazer a criança e as famílias para um trabalho conjunto desenvolvendo habilidades e competências através da interação entre os pares, contribuindo, assim, para a socialização da criança. Através de modalidades esportivas o aluno percebe que todos somos diferentes e possuímos habilidades distintas, porém, sempre devemos enfrentar os novos desafios”, explica a secretária de Educação Marcia Palma
A diretora do Departamento de Educação Infantil, Simone Malheiros ressalta que, através do esporte, as crianças aprendem diversos valores. “Igualdade, equidade, justiça, respeito pelas pessoas, racionalidade, compreensão, autonomia e excelência. Mas, existem três que o Movimento Olímpico destaca que é a Amizade, Excelência e o Respeito. A excelência, sobretudo, com cada um dando o seu melhor, buscando superar os seus desafios”, disse.
“O respeito pelo adversário, pelas regras e a amizade, o espírito de equipe e a solidariedade. É com esse propósito que buscamos através do Projeto Petrópolis Olímpica, mesmo com o distanciamento social, tornar possível o espírito olímpico vivo em cada um de nós, dos nossos alunos e familiares”, finalizou a subsecretária de Educação, Ana Carolina Kapler.