Espetáculos infantis para divertir o fim de semana da criançada
Está marcada para amanhã, em Nogueira, a apresentação do espetáculo infantil “O Grande Circo do Meio Dia”, a partir das 15h, estrelado pelo Teatro Circense Andança. A entrada é franca e aberta ao público em geral. Ainda neste fim de semana, no domingo, a companhia teatral Andança vai estar no Parque Cremerie, com a peça “Última História”, a partir das 11h30, em uma parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.
O espetáculo O Grande Circo do Meio Dia é uma reverência a algumas manifestações da cultura popular brasileira. Através de folguedos, danças, músicas, histórias e lendas do folclore do país, os personagens dessa história, de forma lúdica e engraçada, viajam na busca de resolver o problema de uma rainha que vive em terras além-mar. Precisam encontrar quem desperte a princesa, que há muito tempo dormindo está. Quando, finalmente, chegam ao Nordeste e encontram o boi bumbá ressuscitado por Mateus, filho de Chico e Catirina, é que descobrem a solução.
E assim, de forma inusitada, convidam da plateia um “Mateus” que, ajudado pelos atores, embarca neste final de viagem e ajuda a criar o desfecho da história.
Como já é uma característica do Grupo Teatro Circense Andança, o espetáculo é todo pontuado por música ao vivo, manipulação de bonecos e muita brincadeira.
Já a peça “A Última História” narra a saga das três palhaças da Trupe dos Trapos Coloridos da Fantasia em busca da alegria, após a inusitada situação em que se encontram quando são proibidas, pelo Grande Senhor Dono da Terra, de realizarem sua apresentação.
Encontros inesperados com seres fantásticos: uma sereia caliente, um pescador poeta, minhocas loucas, um cego cantador e muitos outros, pontuam a busca aguçando o humor, o lirismo e a ludicidade característicos do espetáculo.
Sua concepção referendo se no trabalho teatral e na arte da palhaçaria, duas das linhas de pesquisa do grupo. Agrega ainda a técnica da perna-de pau, a manipulação de bonecos e a música, que tocada ao vivo, enriquece a narrativa.