
Espetáculo “Velho Circo, Novo Mundo” leva poesia e humor à Itaipava
Misturando teatro, música, dança e palhaçaria, com inspirações em nomes como Shakespeare, Miguel de Cervantes, Fernando Pessoa e Cora Coralina, o espetáculo “Velho Circo, Novo Mundo” chega neste sábado (12) à Itaipava. O espetáculo renomado, que já circulou por diversas cidades do estado do Rio de Janeiro e São Paulo, é uma criação da companhia Palhastônicos. A apresentação, com entrada gratuita, acontece ao ar livre, na Praça do Sol do Shopping Vilarejo, às 16h.
Em cena, três palhaços e uma palhaça transformam o picadeiro em um campo fértil de poesia e humor, onde monociclos viram cavalos alados e escadas apontam caminhos para outros mundos possíveis.
A peça costura referências clássicas da literatura, melodias de Bach, Luiz Gonzaga e cantigas populares com habilidades circenses como malabares e equilibrismo, em um cenário construído a partir de materiais reaproveitados, bambu e elementos que evocam o teatro de rua e a memória afetiva do circo tradicional. O figurino também reforça essa estética nostálgica com tons sépia e tecidos desbotados, compondo uma atmosfera de “obra em construção” — ou reconstrução.
“É um espetáculo que carrega a delicadeza da poesia nos pequenos gestos, mas também o impacto e a vibração da rua, com toda a potência do riso e da linguagem popular. O circo, pra gente, é esse território onde a beleza se encontra com a crítica, a gargalhada com o encantamento”, destaca o artista e palhaço Léo Gaviole, um dos criadores da montagem.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: