• Espetáculo “Um Natal em Família” será uma das atrações do acender das luzes do Natal Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/12/2021 09:41
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Petropolitanos e turistas terão a chance de conhecer um pouco da intimidade da Família Imperial, durante um dos vários Natais que passaram na residência de verão, em Petrópolis, no espetáculo Um Natal em Família, que faz parte da programação Acender das Luzes no Natal Imperial.

    Em formato pocket, com duração de aproximadamente 10 minutos, o espetáculo revela os preparativos para o Natal da Família Imperial, em uma noite do dia 24 de dezembro, na primeira metade da década de 1880. A dramatização mostra as interações entre o Imperador Dom Pedro II, a Imperatriz Teresa Cristina, Princesa Isabel e Gonçalo, o mordomo da Família, e revela a intimidade, o comprometimento social e, em especial, um marco para toda a sociedade do estado do Rio de Janeiro, que foi a chegada da luz elétrica.

    O espetáculo, que estreia nesta quinta (02) data da abertura do Natal Imperial de Petrópolis, será apresentado todos os dias, até 9 de janeiro, sempre às 18h na Praça da Liberdade. O trabalho inédito foi desenvolvido pela Xdaquestão Produções.

    “Petrópolis é conhecida nacionalmente como a Cidade Imperial e com esse espetáculo nós queremos trazer para perto a naturalidade da Família Imperial. Mostrar, com base em fatos históricos e também em narrativas que foram passadas de geração para geração, como era o cotidiano deles quando estavam aqui na cidade”, destacou Mauricio Araujo, diretor geral da Xdaquestão Produções, responsável pelo espetáculo.

    Com objetivo de aproximar cada vez mais os espectadores desta realidade contada, foram produzidas perucas específicas que remontam aos cabelos da Imperatriz Teresa Cristina e da Princesa Isabel. Quem assina as perucas é Paulinho Silveira, cabeleireiro e peruqueiro de renome na cidade. Os figurinos, desenvolvidos exclusivamente para esta série de 39 apresentações, foram baseados na prancha da Coleção Geszler, que data da década de 1870, elaborados por Eunice Mayer, que já assina o figurino do “Um Sarau Imperial”, no Museu Imperial, e dos eventos “Chá da Princesa”, “Jantar do Imperador” e “Sarau da Boa Vista”. Após as apresentações, os trajes vão compor o acervo da Xdaquestão Produções, que já conta com outras dezenas de vestimentas oitocentistas.

    No elenco de “Um Natal em Família”, estão Andrea Dutra, Fábio Branco, João Pedro Coelho, Jonas Raibolt, Nívea Seabra e Vania Moreira. Texto e direção são de Paulo Marcos de Carvalho e direção de produção de Carla Coelho.

    Últimas