• Espetáculo teatral: Da Outra Margem do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/08/2016 09:55

    Estreia amanhã, dia 12, às 20h, o espetáculo teatral “Da Outra Margem do Rio”, do Teatro Circense Andança, que terá apresentação também no sábado, dia 13, às 20h e no domingo, dia 14, às 19h. A peça conta a história de duas mulheres que entoam memórias nas margens de um rio.

    “Somos aquilo que retorna, temos, gravado em nossos corpos, o antes e o depois do mundo. Somos feitos daqueles que já passaram. Dos seres que, mortos, renascem em nós num outro tempo. E são esses seus todos, povoados de ancestralidade e fazedores de amanhã, que se criam naquilo que pulsa e transforma”, dessa forma, os atores do Teatro Circense Andança explicam a sinopse da história, que se passa enquanto à beira rio, às duas margens, duas mulheres, mãe e filha, entoam memórias e cantos de outrora. Tecem um tênue fio de história: feminino, materno, terrestre e universal e buscam, no contorno de seus movimentos, deixar rastros ávidos por, em contato com o outro, se fazer história da outra margem do rio.

    “Da Outra Margem do Rio” surgiu do desejo das atrizes Renata Alves e Luisa Alves (mãe e filha) de gestarem um espetáculo onde essa relação fosse um dos elementos constitutivos da cena. Para isso, tomaram a obra do escritor Mia Couto como fonte de estímulo para seu processo de criação. “Tem o feminino, a ancestralidade e os ciclos de vida e morte como temas/ tramas de sua constituição”, contam as atrizes.

    O texto aprofunda a pesquisa do grupo sobre o conceito de dramaturgia do ator e apresenta uma encenação pautada nas partituras fí- sicas e vocais das atrizes. Agrega ao desenvolvimento da proposta as experimentações sobre a técnica intitulada “O Estado de Ser do Ator”, a qual o grupo vem pesquisando com o ator pesquisador Carlos Simioni, do LUME Teatro.

    O grupo Teatro Circense Andança foi fundado em 1993, em Petrópolis. Seu trabalho é caracterizado pela pesquisa constante das linguagens teatrais e circenses, pela relação perene com a cultura popular, pela utilização do fazer artístico como instrumento pedagógico em atividades formativas diversas, pela manutenção contínua de intercâmbio com pessoas e grupos, pela manutenção de um repertório de espetáculos e pela utilização de espaços tradicionalmente não considerados para a realização de seus espetáculos e outras atividades. 

    Mantém seu foco de ação na cidade onde surgiu, Petrópolis, porém, vem realizando atividades diversas e participando de eventos em outras cidades, estados e países. Seu núcleo de trabalho é formado por um grupo de atores, palhaços e arte educadores.


    Serviço

    Espetáculo teatral: “Da Outra Margem do Rio” Dia 12/08 (sexta-feira) 20 horas – pré-estreia para convidados. Dia 13/08 (sábado) – 20h Dia 14/08 (domingo) – 19h Nestes dois dias é aberto ao público. Local: Estúdio Aldeia – Rua Olavo Bilac, 265 – Castelânea. Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia e antecipados. Os ingressos antecipados estão sendo vendidos na loja Trato Feito – Rua do Imperador, 1.065, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail teatrocircenseandanca@ hotmail.com ou pelos telefones: 99292-2085 e 99231-8556.



    Últimas