• Espetáculo Som e Luz deve retornar este ano ao Museu Imperial; saiba mais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    O espetáculo “Som e Luz” está programado para retornar este ano ao Museu Imperial após 4 anos de hiato. A produção, que faz parte do legado turístico de Petrópolis, continua empenhada na captação dos recursos necessários.

    Em 2019, ano em que houve a interrupção das apresentações devido à pandemia, o espetáculo atraiu 20.096 pessoas, somando desde sua estreia, em dezembro de 2002, um total de 417.539 espectadores. 

    Foto: Divulgação

    “Nossa vontade inicial era não interromper as apresentações do espetáculo para não suspendê-lo da oferta turística do município. Porém, com as medidas preventivas de disseminação da covid-19, fomos obrigados a isso. Além disso, acreditamos poder arrecadar os recursos necessários e a execução do projeto de modernização dentro desse período, o que infelizmente não ocorreu. Ainda precisamos captar recursos e executar os 30% restantes, referentes à aquisição dos equipamentos de iluminação e os ajustes finais.”, explica Isabela Verleun, do Núcleo de Relações Institucionais do Museu Imperial.

    Ainda segundo a Instituição, a ideia é resgatar a qualidade dos efeitos sonoros e visuais com a renovação dos equipamentos de projeção, automação, sonorização e iluminação desgastados pelo tempo, além de recompor a emoção através da qualidade sonora e visual do espetáculo original. No mais, a expectativa é que a retomada ocorra ainda em 2024, sem previsão de mês ou data exata, sujeita à captação e execução de recursos.

    Quanto aos detalhes das apresentações, a equipe planeja mantê-las às quintas, sextas e aos sábados, às 20h, com a possibilidade de apresentações extras às 19h e 21h, conforme a demanda. Os valores dos ingressos serão divulgados posteriormente.

    Mais sobre o espetáculo

    O “Som e Luz” oferece aos espectadores a oportunidade única de reviver alguns dos momentos mais significativos do Segundo Reinado no Brasil. A superprodução utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para recriar vividamente a história de D. Pedro II, transportando o público de volta ao dia do baile das princesas. Na ocasião, as irmãs Isabel e Leopoldina são apresentadas aos seus futuros maridos, o Conde d’Eu e o Duque de Saxe, enquanto toda a corte sobe a serra para participar da celebração. Com uma narrativa envolvente, os espectadores são guiados pelo jardim do Museu, simulando a subida da serra, enquanto a iluminação cenográfica adiciona uma camada extra de magia ao espetáculo. Diante da fachada do prédio, uma surpresa: o palácio iluminado, recriando a atmosfera festiva de 150 anos atrás. Através das janelas, avistam-se as silhuetas de D. Pedro II e seus convidados, incluindo a família imperial e a corte brasileira.

    Foto:  Karla Alves Leal / Blog Cariocando por Aí

    O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, nº 220, Centro, e  funciona de terça a domingo e em feriados que ocorram durante esses dias (exceto Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo). Confira os horários de visitação:

    Palácio: 10h às 18h (bilheteria: 9h30 às 17h e limite de entrada até 17h30);

    Jardins: 7h às 18h (fechamento dos portões às 17h15);

    Pavilhão das Viaturas: 10h às 18h.

    Mais informações: https://museuimperial.museus.gov.br/organize-sua-visita/

    Últimas