• Espetáculo infantil é oferecido a alunos especiais do município

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/11/2017 09:00

    Tem início esta semana, a partir do dia 16, uma temporada de apresentações do espetáculo João e Maria Cantam Histórias, que será levado às crianças e jovens de escolas especiais e que vivem em instituições do município. João e Maria, de autoria de Valéria Wanderley, é um espetáculo musical educativo com histórias alemãs, fantoche, brincadeiras e muito mais. A série de apresentações promete levar para esse público momentos de alegria e interação. 

    O espetáculo é dedicado à preservação da Cultura Alemã em Petrópolis, e nesse projeto, cumpre o propósito sócio-cultural de inclusão e acessibilidade, explicou a autora. A primeira apresentação está marcada para o dia 16 de novembro na escola de educação especial Paulo Freire. No dia 21 de novembro, os alunos da Apae receberão o espetáculo. A atividade fará parte da programação de aniversário da instituição. Já no dia 23, João e Maria Cantam Histórias estará no Lar Nossa Senhora das Graças e no dia 28 de novembro será a vez dos assistidos pelo Lar Santa Catarina se divertirem com o espetáculo. 

    João e Maria cantam histórias foi aprovado no Edital de Seleção de Projetos Culturais do Fundo de Cultura (Prefeitura de Petrópolis). Em João e Maria Cantam Histórias, Valéria Wanderley e Diego Teixeira interpretam os personagens “João e Maria”, do famoso conto alemão, que, saindo do livro, vêm, “em pessoa”, contar estórias para as crianças e também para os adultos. Tem Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, entre outras belas narrativas.  Como se trata de um trabalho de contação –  em que as estórias estão todas publicadas em livros –, o projeto é naturalmente um estímulo à leitura e também abrange o segmento cultural da literatura. A apresentação tem duração de 50 minutos. 

    Sobre a autora – Compositora, violonista, produtora cultural, diretora musical, cantora e professora, Valéria Wanderley tem se destacado no cenário petropolitano principalmente por sua atuação junto ao público infantil. Com mais de dez anos de experiência em escolas, a artista mescla didática, música e recursos teatrais, formando um trabalho inovador e divertido de contação de histórias, ao qual soma sua experiência em produção cultural. / Diego Teixeira – Multi-instrumentista, com 18 anos de experiência no meio musical, Diego Teixeira se destaca por sua versatilidade. Seu histórico reúne música, teatro e contação de histórias, dedicando suas atividades, principalmente, para a educação através da música.

    Sobre as instituições

    · ESCOLA MUNICIPAL PAULO FREIRE

    A Escola Municipal Paulo Freire é especializada na educação da criança com deficiência. É um colégio de Ensino Fundamental Especial, incluindo em seu atendimento cursos de: Braille, Informática Acessível, Uso do Soroban e de Capacitação em Orientação e Mobilidade para o desenvolvimento de processos mentais. 

    · APAE – PETRÓPOLIS

    A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Petrópolis)  é uma instituição já de grande conceituação em seu trabalho junto à criança com deficiência física e intelectual. Ela atua com reforço escolar, oficinas de psicomotricidade, atendimento psicológico e apoio aos familiares, além de promover eventos culturais de inclusão social. 

    · LAR DE CRIANÇAS NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

    A instituição é um orfanato que abriga cerca de cinqüenta crianças, realizando há vários anos e com grande seriedade o trabalho de preparar os jovens para inseri-los na sociedade. O Lar fornecendo-lhes ajuda, cultura e educação religiosa, visando a formação futura da criança e a estruturação de seu caráter. 

    · LAR SANTA CATARINA

    Há mais de vinte anos, o Lar Santa Catarina atua em Petrópolis, acolhendo, orientando e amparando crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, em especial aqueles com deficiência física e intelectual– especialmente, com Síndrome de Down. 




    Últimas