• Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/12/2023 08:00
    Por Fernando Costa

    Dois mil e vinte e três se despede para dar lugar a mais trezentos e sessenta e cinco dias em nossa vida mercê de Deus se for nosso merecimento.

    Quando menos esperarmos já estará a viver o ano de dois mil e vinte quatro.

    Na seara literária vivemos diversas celebrações a exemplo dos cento e um anos de fundação da Academia Petropolitana de Letras, nascida em plena Semana da Arte Moderna de 1922.

    Aqui em Petrópolis, a gloriosa Academia Petropolitana de Letras presidida pelo professor, escritor e acadêmico Leandro Garcia, eleito “Professor do Ano de 2023” e formada por luminares de diversos matizes  exaltou a efeméride com vasta programação literária, religiosa, posses acadêmicas, eleições de noveis confrades, inauguração da sede acadêmica, lançamentos de obras, florilégios,  seminários, tertúlias e muito mais.

    Em março do próximo ano será, de modo particular, sem laúzas ou matinadas, também, momento de júbilo e preces em Ação de Graças ao ensejo das comemorações dos 51 anos de nosso escritório “Doutores Costa e Barbosa Advogados”, formado pelos incansáveis colegas Célio Barbosa, Elizabeth Costa, Carla e secretariado por Ana Luzia, ele que completou o Jubileu de Ouro no ano em que se despede.

    Em 2024 ocorrerão, também, as comemorações do “Jubileu de Ouro” (1974-2024) de nossa formatura, isto é, da Turma de Direito da Universidade Católica de Petrópolis, da qual repleto em júbilo me incluo.

    O Instituto Histórico de Petrópolis presidido pela professora doutora Ana Cristina Francisco e, na vice- presidência a professora Maria de Fátima Moraes Argon da Matta, secretária professora Marisa Guadalupe e demais membros da prestigiosa diretoria realizou brilhante gestão e inúmeras realizações: 85 anos em prol da história e da memória.

    A renomada instituição cultural elegeu para o próximo biênio as associadas doutoras Elizabeth Maller, presidente e  vice – presidente, Vera Abad. Parabéns!

    O Exmo. e Revmo. Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão, por 11 anos conduziu o nosso rebanho foi nomeado e empossado Arcebispo de Fortaleza, Ceará. Realizou inestimável obra e deixou saudades e muito amor entre nós.

    A Academia Petropolitana de Letras Jurídicas fundada em 8 de dezembro de 1995 e presidida pelo Defensor Público e advogado Dr. Herbert Cohn celebrou 28 anos de em prol das letras jurídicas. Tem uma vasta programação cultural  já elaborada para 2024, inclusive posses acadêmicas  e eleição de nova diretoria.

    A Terceira Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil presidia pelo advogado Dr. Marcelo Schaefer realizou brilhante gestão, em 2024 tem em pauta incontáveis projetos e programação a enriquecer e atualizar os profissionais do Direito.

    Motivos a festejar e a render hosanas.

    Nada seria possível sem a proteção Divina e o manto da Mãe do Belo Amor.

    Temos plena consciência de nossas limitações e agruras, mas, as bênçãos são infinitamente maiores.

    Eu que ouvi falar de pandemias não imaginaria passar por uma delas.

    Tivemos um familiar dentre os milhares que ela vitimou e também, amigos, conhecidos e incontáveis outros que fazem parte da estatística.

    Naquele ano, isto é, sete de setembro de dois mil e vinte dois assinalou os duzentos anos da Independência do Brasil (07-09-1822).

    Brindemos as lutas de ontem com vistas ao porvir.

    Aprendemos que pagar contas é um dever de rotina e inevitável e, que ser feliz não é tão somente uma conta bancária recheada.

    Ela faz bem, nos acalma e relaxa, no entanto, a conclusão real é de que gozar a vida com saúde é muito mais importante.

    Viver cada dia de uma vez é a lição diária.

    A precipitação, o estresse e as noites indormidas apenas somarão ao depressivo e infelicidade.

    Redobremos em otimismo a crescermos.

    A experiência conquistada neste ano que se esvai há de servir de supedâneo e estímulo a desfrutarmos desse paraíso em diuturno vestibular na expectativa de uma sentença absolutória do Supremo Juiz um dia quando chamados à prestação de contas.

    É tempo de renovar a esperança, os sonhos e o desejo em dias melhores.

    Façamos a nossa parte.

    Não nos miremos em atitudes negativas e contrárias ao bom senso, justiça e bem comum.

    Sejam as orações, o sorriso e a fé nossas maiores armas.

    Celebremos todos os dias com água, suco, refrigerante ou champanha, mas, decantemos o amor de Deus e a candura de Maria Santíssima viga mestra, régua e compasso em nosso existir.

    O ano novo não pode ser mais um número no calendário. “Mutatis mutandis”, valorizemos o que se tenha feito de bom, aprimore o que deixamos a desejar e agradeçamos por haver vencido mais uma guerra e sobrevivido para contar a história.

    Chegou a hora de transformar suas quimeras em realidade, mas, por favor, seja feliz.

    Avida é transitória. Diz o ditado: “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.”

    Amemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

    O que faz a vida agradável é a diversidade de gostos e talentos.

    Seja qual for sua agremiação, estilo musical, partido político, profissão, religião, enfim, a sua opção deve se constituir em eflúvios e não um peso a suportar.

    Ao invés das chuvas que assolaram nossa terra em fevereiro e março de 2022, sejam elas em realizações e superação.

    Feliz Ano Novo!             

    Últimas