• Especialização na área da saúde garante vaga com melhores salários no mercado de trabalho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/11/2022 18:47
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Na área da saúde, não é diferente. No entanto, com o déficit de profissionais especialistas para atuarem não apenas nos hospitais, mas também em clínicas e nos centros de tratamento, concursos de residência são uma alternativa para os médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas se especializarem, ganhando destaque na área em que desejam atuar, com cargos que oferecem melhores salários no mercado.

    “Aqui no Brasil, país com dimensões continentais, nós contamos com o SUS que é uma grande escola de formação médica, por sempre trazer casos complexos e mais prevalentes, além de permitir o cuidado com a população mais necessitada. O Sistema Único de Saúde se encontra em toda a vida da população brasileira, desde o nascimento, o calendário vacinal, vigilância sanitária, medicações, passando pelas campanhas de prevenção e de cuidado com a população. Então, não falta serviço. Nós precisamos de mais médicos especialistas que possam atender tanto a demanda do SUS quanto da rede privada. Certamente, com o título de especialista, a remuneração do profissional também é muito mais atrativa”, explica o professor e médico Miguel Koury, coordenador da COREME da UNIFASE/FMP. 

    No cenário que demanda por especialização médica, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) atua como importante escola de formação, oferecendo ensino de excelência e ampla estrutura para a realização das atividades práticas, oferecendo 16 Programas de Residência Médica que têm convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis (SMS), com o Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (SEHAC) e vagas nos Programas do Hospital Santa Teresa/Associação Congregação de Santa Catarina (HST).

    A Residência Médica da FMP engloba as seguintes especialidades: Anestesiologia (4); Cirurgia Geral (2); Clínica Médica (6); Obstetrícia e Ginecologia (4); Medicina de Família e Comunidade (12); Medicina Intensiva (2); Pediatria (5); Radiologia e Diagnóstico por Imagem (3); Neonatologia (2); Endoscopia (2); Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Ano adicional R4 (3) e Urologia (1). O concurso também oferece vagas para atuação no Hospital Santa Teresa, nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral (2); Ortopedia e Traumatologia (4); Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2) e Cardiologia (2).

    “A possibilidade de realizar a especialização médica no maior hospital público da região, que vem aumentando seu nível de complexidade, além das unidades do município, com profissionais de excelência, os residentes contam com todo o suporte acadêmico dos professores e da estrutura de excelência da UNIFASE/FMP. Essa é uma oportunidade para quem busca se especializar para se tornar um médico verdadeiramente comprometido com a saúde dos seus pacientes”, enfatiza o coordenador da COREME da UNIFASE/FMP.

    Para quem busca especialização nas demais áreas da saúde, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE/FMP) também está com inscrições abertas para os programas de residência. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e o Hospital de Ensino Alcides Carneiro (HEAC), a instituição abriu o processo seletivo para o preenchimento de vagas dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde para o ano de 2023, em R1, nas áreas de Atenção Básica, Enfermagem em Terapia Intensiva e Enfermagem Obstétrica. 

    “O treinamento será realizado nos serviços próprios do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto, do Hospital de Ensino Alcides Carneiro e nos serviços conveniados entre a UNIFASE e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e outros, conforme Programa de cada área. O maior diferencial das residências, na formação a nível de especialização, é a grande vivência no cotidiano dos serviços. Nossos programas têm grande interface com a rede de saúde do município. O residente está imerso no cotidiano profissional, seja na atenção primária à saúde ou no ambiente hospitalar. O SUS é responsável por atender as demandas de saúde da grande maioria da população brasileira. As residências fortalecem o sistema e são consideradas o padrão ouro para a formação de futuros profissionais que atenderão de maneira diferenciada às demandas de saúde da população”, destaca Thaise Gasser Gouvêa, Coordenadora da COREMU da UNIFASE/FMP. 

    Para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica estão sendo oferecidas nove vagas, sendo: Enfermagem (5), Nutrição (2), Psicologia (2). Para a Residência em Área Profissional da Saúde – Enfermagem em Terapia Intensiva (4) e Residência em Área Profissional da Saúde – Enfermagem Obstétrica (2). 

    “É imprescindível que os profissionais da área da saúde e usuários valorizem o SUS, um sistema de saúde que visa atender às necessidades de saúde de toda a população. Um SUS fortalecido, com financiamento adequado e profissionais capacitados, é fundamental. A atuação Multiprofissional favorece a troca de saberes e experiências, a corresponsabilização pelo cuidado e a ampliação dos cuidados em saúde”, finaliza a Coordenadora da COREMU da UNIFASE/FMP. 

    Nos editais, que estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br, é possível conferir todas as normas, bolsas e requisitos. As inscrições devem ser realizadas até o dia 04 de dezembro deste ano.

    Últimas