• Especialistas alertam sobre os perigos do cigarro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2018 17:50

    Nesta quinta-feira, dia 31 de maio, é lembrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos causados pelo hábito de fumar. Em Petrópolis, acontecerá ação com atividades no Centro de Saúde.

    A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que as doenças relacionadas ao tabaco matam mais que tuberculose, AIDS e malária juntas. Segundo estudo da organização, no início deste ano, o tabagismo mata quase 6 milhões de pessoas anualmente, sendo 600 mil vítimas do fumo passivo. Até 2030, este número deve aumentar para 8 milhões.

    No Brasil, em 25 anos, o número de fumantes diários caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. Mesmo assim, o país ainda ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de tabagistas no mundo, com o total de 18 milhões de tabagistas, segundo pesquisa do INCA (Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva).

    O cardiologista Aloisio Barbosa da Silva, destaca que o tabaco não está associado a doenças pulmonares, mas sim, responsável por diversos males a saúde do tabagista. 

    “O câncer de pulmão é sim o grande vilão para os fumantes, mas outros tipos da doença podem ser causados pelo uso do tabaco, como: câncer de boca, câncer de pâncreas, câncer dos rins, câncer de laringe, câncer de faringe. Além de provocar o envelhecimento precoce, o amarelamento nos dentes e a impotência sexual para os homens.” destaca o cardiologista 

    O médico também cita doenças que prejudicam diretamente o coração, como o aneurisma da aorta, disfunção cardiovascular que afeta de 2 a 4% da população e que pode causar morte súbita. Dos pacientes que possuem a doença, 98% dos pacientes morrem antes de chegar ao hospital e dos que chegam, 90% também vão a óbito. Segundo ele, essa disfunção é mais presente em fumantes. Outro mal causado pelo uso do cigarro, é a doença coronariana, que é o acúmulo de placas na artéria que irriga o coração. As placas fazem com que as artérias coronárias se estreitem, limitando o fluxo sanguíneo para o coração. A doença arterial coronariana pode não apresentar sintomas, como também pode causar dores no peito e ataque cardíaco.

    “Todas essas doenças podem prejudicar a circulação do corpo, inclusive de membros inferiores, podendo levar à amputação”, salientou o médico.  

    O cardiologista afirma que para abandonar o vício o primeiro passo é querer parar de fumar: “após esse entendimento pessoal, a pessoa deve buscar ajuda de um profissional e seguir as indicações corretamente”.

    Ações em Petrópolis

    Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco em Petrópolis, a prefeitura realizará atividades no Centro de Saúde. Serão oferecidos serviços, como aferição de pressão, orientações sobre programas contra o tabagismo, depoimentos com ex-fumantes, atividades físicas e apresentação de capoeira. As atividades terão como tema “Troque o cigarro pelo exercício físico e ganhe mais saúde” e acontecerão entre 8h e 11h. O Centro de Saúde fica na Rua Santos Dumont, 100, Centro.


    Últimas