• Especialista ressalta importância da educação financeira para evitar dívidas no fim de ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    No fim de ano, período repleto de confraternizações, presentes, viagens e gastos extras, é fácil se perder nas tentações do consumismo, o que pode resultar em impactos nas finanças pessoais e familiares. Para entender melhor como a educação financeira pode ser uma aliada durante todo o ano, mas especialmente neste período festivo, conversamos com Felipe Abib, profissional da XP Investimentos, que compartilhou valiosas dicas e insights sobre o assunto.

    “É Natal, eu mereço!”, “Só se vive uma vez.”, “Vou comprar agora e depois vejo como vou pagar.”, “Janeiro é só daqui a um mês, dá tempo de ver como eu vou fazer até lá.” ou, quem sabe, “O cartão de crédito está aí para ser usado, não é mesmo? Depois eu vejo como pago.”: são frases muito comuns no fim de ano, mas será que vale a pena ceder a esse prazer momentâneo, enquanto as contas se acumulam como uma bola de neve?

    “O maior desafio que identificamos é justamente os gastos maiores que os ganhos, essa conta não bate. É fundamental o consumidor saber onde ele pode pisar para que isso não comprometa o ano que ainda está por vir. Por isso, a reserva acumulada ao longo do ano, somada ao recebimento do 13º salário, pode facilitar na hora de fechar as contas.”, explica Felipe Abib. 

    Em meio às compras de presentes e gastos adicionais, existem algumas dicas que podem ajudar a manter um orçamento equilibrado, segundo o especialista: pesquisar e barganhar, como todo bom brasileiro, pagar à vista, sempre que possível, e investir o dinheiro com inteligência. “Sempre que conseguir um bom desconto, pague à vista. Caso contrário, pague parcelado sem juros e deixe o dinheiro trabalhar para você. Além disso, temos discrepâncias consideráveis entre as lojas. Uma dica é pesquisar também, através de sites, onde aquele produto pode ser adquirido com valor mais interessante. Vale atentar para o prazo de entrega para não dar mancada no dia tão esperado. ”, revela. 

    Além disso, a utilização de cartões de crédito é muito comum, especialmente durante o período de festas. Questionado sobre quais precauções e boas práticas recomenda para evitar o endividamento relacionado ao uso de crédito, Abib ressalta a importância de uma planilha de controle. “Muitas das vezes parcelamos tudo o que compramos, pois aquela parcela “cabe no bolso”, só que nem sempre lembramos das outras parcelas que também “cabiam no bolso” e, com isso, formamos uma conta difícil de ser honrada no vencimento. Portanto, neste período do ano, vale checar a fatura parcial (ainda em aberto) para ter noção de como está ao longo do mês, evitando uma surpresa desagradável ao fechar a fatura. Uma simples planilha pode ser útil para esse controle.”, esclarece.

    Educação financeira através do exemplo

    Algumas famílias optam por ensinar às crianças a importância de economizar, muitas vezes por meio de uma mesada que é cuidadosamente depositada em uma poupança ou cofrinho. Nesse contexto, a comunicação aberta e transparente funciona como um alicerce para um ambiente familiar mais saudável. O especialista ressalta a importância de ensinar às novas gerações sobre o valor do dinheiro no dia a dia de uma família através do exemplo. “É ensinando, através do exemplo, que a utilização consciente do dinheiro pode proporcionar uma boa educação, realizar sonhos, projetos familiares e outras conquistas significativas.”, compartilha o especialista. 

    Foto: Freepik

    Impacto positivo em diversas áreas 

    Ao adotar hábitos financeiros mais conscientes, além de evitar possíveis dívidas, outras áreas da vida são beneficiadas. Algumas delas incluem:

    Investimento em si/na carreira

    – Possibilidade de poupar para investir em educação ou desenvolvimento pessoal;

    – Capacidade de realizar objetivos pessoais de longo prazo, como viagens;

    – Facilidade em investir em cursos ou treinamentos que impulsionam a carreira;

    – Redução do estresse financeiro, permitindo foco e dedicação ao crescimento profissional.

    – Maior segurança ao enfrentar mudanças no mercado de trabalho.

    Casamento/Família:

    – Fortalecimento do relacionamento ao evitar conflitos financeiros;

    – Maior transparência e comunicação sobre metas financeiras compartilhadas;

    – Colaboração eficaz na gestão conjunta das finanças familiares.

    “Com um bom planejamento anual, as famílias podem passar por momentos sazonais sem comprometer o orçamento. Para isso, a dica é poupar um pouco a cada mês do ano, para que isso seja leve e possível. Além disso, neste período de fim de ano, as despesas realmente ficam mais latentes. Então é fundamental ter uma reserva guardada. Muito importante que toda dívida de cartão de crédito, por exemplo, seja paga na data e na sua totalidade, assim você evita os juros elevados e desnecessários praticados pelo mercado.”, conclui. 

    Com uma trajetória de 22 anos no mercado financeiro, Felipe Abib é especialista em investimentos pela Petrópolis Invest – XP; graduado em Administração pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV.

    Últimas