• Especialista em negócios ministra palestra no Sicomércio nesta terça

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/07/2016 12:00

    A fim de oferecer uma atualização quanto às práticas financeiras e estratégias comerciais, o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), fez uma parceria com o consultor da Ágil Soluções Empresariais e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Luiz Fernando Bastos. Ele vai ministrar nesta terça-feira (2), uma palestra no Sindicato, com o tema “Gestão de Negócios – Foco em Maximização de Resultados. O evento acontece às 19h30, é gratuito e as vagas são limitadas. O objetivo, segundo Luiz Fernando é reciclar os administradores quanto às práticas financeiras e estratégicas comerciais. 

    O especialista pontua que as condições em que o comércio está inserido em Petrópolis são propícias para o desenvolvimento dos negócios. Mas ressalta que o setor precisa, antes de mais nada, se profissionalizar, diversificar e divulgar para poder crescer. No mês passado, o Sebrae divulgou um estudo, chamado Mapa da Moda de Petrópolis. Durante a apresentação, um dos dados que mais impressionou foi com relação a gestão. Cerca de 44% dos empresários responderam que não possuem instrumentos de produção, 27% não têm registro de fluxo de caixa, seguido de 25% sem controle de custos e 21% que não têm instrumentos para controle de qualidade. Mais de 40% dos entrevistados ainda fazem o controle dos processos, administração de vendas, contas a receber e a pagar, assim como controle de estoque, de forma manual, ou seja, não investiram em um software ou mesmo planilhas informatizadas. 

    Na opinião de Luiz Fernando é preciso acreditar, fazer diferente e melhor. Durante a palestra, ele vai abordar ainda o atual cenário econômico, a importância de encarar os momentos de crise como oportunidades e como maximizar negócios e receitar, além de orientações para transformar a gestão em um instrumento de excelência e competência dentro da empresa. 

    “Temos uma cidade magnífica, com um turismo cultural desenvolvido e uma natureza exuberante”, destacou. Luiz Fernando acredita que a maioria dos empresários na cidade ainda age como há 20 anos, tendo em vista, o atual cenário do comércio. Na Rua Teresa, por exemplo, principal Polo de Moda da cidade, houve uma redução significativa de lojas abertas. Hoje, são cerca de 700, mas ela já chegou a ter 1.200 em funcionamento. “Não há nada de errado em não saber fazer. O problema é não procurar quem saiba”, disse. 

    Para Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio, a crise é um período ideal para se reinventar e se fortalecer no mercado. Ele acrescenta ainda a importância dos empresários comparecerem. “´É uma oportunidade de atualização, de conhecer novas práticas e de trocar ideias. Esse é o momento de buscar soluções para enfrentar a crise econômica que o país enfrenta. Todos os empresários estão convidados para esse bate-papo leve e descontraído, que com certeza vai agregar muito valor aos negócios de cada um”, comentou. As reservas para participar do evento devem ser feitas pelo telefone do Sicomécio – (24) 2237-0806.



    Últimas