• Espaço Suderj Memória presta homenagem a Pelé: “a soberania de um Rei”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/08/2021 15:13
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    As atividades na Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, a Suderj, estão a todo vapor. Depois da homenagem feita ao ex-jogador Dirceu Guimarães, na inauguração do acervo cultural da entidade, agora o Espaço Suderj Memória traz para o conhecimento do público as peças raras do maior jogador de futebol de todos os tempos, com a Mostra: “Pelé, a soberania de um Rei”.

    São quadros, fotos, camisas, registros do milésimo gol dele no Maracanã, contra o Vasco, e é claro: a placa do gol que marcou contra o Fluminense, pelo Torneio Rio-São Paulo em 1961, quando Pelé driblou mais que meio time do tricolor carioca, antes colocar a bola no fundo das redes, dando origem ao nome “Gol de Placa”.

    O acervo conta ainda com a placa de inauguração do Maracanã, o busto do narrador e compositor Ary Barroso – ambos restaurados recentemente pela SUDERJ- , uniformes autografados, as pegadas registradas por diversos jogadores e várias relíquias do nosso esporte. 

    Outra ação da Suderj que merece destaque é o retorno das atividades esportivas nos equipamentos da entidade. No Parque Aquático Júlio de Lamare e no Complexo Esportivo Caio Martins, a natação e a hidroginástica já estão de volta para atender a população. São vários os horários para a prática esportiva e quem desejar mais informações sobre estas atividades é necessário entrar em contato pelas redes sociais da SUDERJ: @suderj.informa ou @parqueaquaticojuliodelamare.

    O Vice-Presidente Administrativo da entidade, Leandro Azevedo comentou sobre a realização destes projetos que incentivam à prática esportiva e valorizam a nossa memória cultural. “Expresso toda minha alegria e gratidão por estar fazendo parte deste momento de reestruturação e de inauguração de novos caminhos como a Exposição Suderj Memória, que conta a história de vários atletas importantes para o Brasil e para o mundo. Estou muito feliz também pelo retorno das atividades aquáticas do Júlio de Lamare e do Caio Martins, podendo receber principalmente os nossos idosos após um período de tanta dificuldade. Sei o quanto essas atividades fazem bem para o desenvolvimento deles, podendo prolongar suas vidas com mais qualidade. Reforço também a responsabilidade que a SUDERJ tem em relação aos contatos de cessão do Maracanã e da administração dos equipamentos esportivos. Fico muito feliz em ajudar a levar a atividade física para todo o estado do Rio através destes polos esportivos”, afirmou Leandro Azevedo.

    Visitação do acervo

    A sede administrativa da instituição fica localizada na Av. Presidente Vargas, 409, 22° andar, Centro – Rio de Janeiro. A visitação é gratuita, mas o interessado deve agendar pelo email: suderjmemoria@suderj.rj.gov.br. As visitas ocorrem as segundas, quartas e sextas, nos seguintes horários: 10h30 às 11h30, 14h às 15h e 15h30 às 16h30.

    Últimas