• Espaço Ashram, no Valparaíso, celebra chegada da primavera com programação gratuita neste sábado (23); saiba mais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Em Petrópolis, além da programação da 17ª Primavera dos Museus, em diversos espaços culturais da cidade, e do Festival Primavera, no Brejal, a chegada da estação mais florida do ano também será celebrada, com programação gratuita, no Valparaíso.

    O local de encontro será o Ashram Urbano Atma Vidya, um centro de estudos e práticas dedicadas ao autoconhecimento, bem-estar e bem-viver. Na ocasião, o público interessado terá a oportunidade de aproveitar uma vasta programação das 9h às 19h. 

    Foto: Reprodução

    “Na tradição védica, a primavera é vista como um período de renovação e rejuvenescimento, marcando o triunfo da luz sobre a escuridão e do bem sobre o mal. É uma época em que a natureza se renova, as flores desabrocham e há uma sensação geral de alegria e otimismo.”, comenta Pierre Clemente, professor de yoga e vedanta.

    Vale lembrar que diversos festivais são celebrados durante esta estação. O mais conhecido é o “Holi”, também chamado de festival das cores. “O Holi simboliza a vitória do bem sobre o mal e é uma celebração da alegria, do amor e da fraternidade. As pessoas se reúnem para jogar cores uns nos outros, cantar, dançar e compartilhar doces.”, explica o professor.

    Mais sobre a Celebração da Primavera no Ashram

    Pela manhã, às 9h, ocorrerá o Ritual Védico Shiva-Shakti Puja. Às 10h, uma vivência em Chakra Yoga com breathwork e sound healing. Ao meio-dia, um workshop de broa vegana e sem trigo com Raquel Gomes, especializada em culinária vegana e sem trigo. Raquel é a guardiã do “Ganga Bistrô”, além de terapeuta e facilitadora da medicina do cacau.

    Foto: Reprodução

    À tarde, às 15h, a programação contará, ainda, com canalização coletiva da Chama Violeta; Cerimonial de Primavera no Círculo de Cristais, às 17h; e cantos e danças às 19h.

    Além do aspecto festivo, a primavera também tem um significado espiritual profundo. É considerada uma época propícia para a meditação, a devoção e o cultivo de qualidades positivas, como amor, compaixão e generosidade. “Em resumo, é uma celebração da vida, do amor e da renovação, tanto no plano físico quanto no espiritual.”, conclui Pierre. 

    Confira a programação completa: 

    9h – Shiva-Shakti Puja – Ritual Védico;

    10h – Vivência em Chakra Yoga com breathwork e sound healing;

    12h – Workshop: Nossa Broa vegana e sem trigo;

    13h – Piquenique vegano colaborativo;

    15h – Canalização coletiva da Chama Violeta;

    17h – Cerimonial de Primavera no Círculo de Cristais;

    19h – Celebração com cantos e dança.

    Mais sobre o Ashram

    O Ashram oferece práticas diárias de yoga, meditação e estudos sobre os textos védicos, além de cursos, vivências, workshops e formações. O centro de estudos está situado na principal via do Valparaíso, na Rua Gonçalves Dias, em Petrópolis. Além das atividades espirituais, os visitantes também podem encontrar o Ganga Bistrô, especializado em culinária vegana e sem trigo.

    O espaço funciona durante toda a semana com práticas regulares para os alunos. A programação aberta de aulas e eventos é divulgada através da página do Instagram @ashramurbanoatmavidya.

    Últimas