• Esgrimista Fabiana Soares conquista medalha inédita no Canadá

  • 19/09/2018 15:20

    A esgrimista sobre cadeira de rodas Fabiana Soares confirmou a boa fase em 2018 e conquistou uma medalha inédita para uma atleta petropolitana: ficou com o bronze no Wheelchair Fencing American Championship (Campeonato Americano de Esgrima sobre Cadeira de Rodas), realizado no Canadá, no último fim de semana.

    Em agosto, após vencer a Copa Brasil de Esgrima Sobre Cadeira de Rodas, Fabiana Soares teve a mais importante notícia do ano. Bem ranqueada, ela foi convidada para integrar a Seleção Brasileira da modalidade. Com isso, teve a oportunidade de representar o Brasil no primeiro torneio internacional de sua carreira, o Wheelchair Fencing American Championship , realizado em Sarkatoon, no Canadá. 

    Na sexta-feira, 14, Fabiana foi à pista para competir na categoria “Espada”. A prova não era a preferida da atleta, mas nada que reduzisse o ímpeto e a empolgação, responsáveis pelas vitórias que garantiram a sexta colocação na fase regular e levaram a esgrimista às eliminatórias. 

    Na primeira luta decisiva, ela enfrentou a canadense Sylvia Morel, que havia se classificado em terceiro. Em uma apresentação quase perfeita, Fabiana venceu por 15 a 9. Na semifinal pegou a companheira de Seleção Brasileira. A petropolitana voltou a fazer um bom embate, chegando a vencer por 10 pontos de diferença, porém, no fim, permitiu a virada e saiu derrotada por 15 a 11. A competição não conta com disputas de terceiro lugar, portanto Fabiana, ao chegar na semifinal, já garantiu a medalha de bronze. A conquista deixou a atleta muito feliz e orgulhosa de si. “Foi minha primeira medalha internacional”, comemorou.

    No sábado foi a vez do Florete, estilo preferido da esgrimista local, modalidade responsável pelos melhores resultados de Fabiana. Contudo, a ansiedade gerada por todo esse cenário refletiu na disputa e a atleta do Magnólia acabou sendo derrotada nas quartas de final pela conterrânea Karina Fernandes, que no futuro viria a se sagrar campeã. “No sábado foi o florete, a arma que mais gosto mas, por achar ser a arma que melhor jogo, me cobrei muito e não joguei bem. Fui eliminada nas quartas de final pela brasileira Karina Fernandes, que se sagrou campeã”, disse. 

    Fabiana disse que a experiência no Canadá foi importante tanto para a vida pessoal quanto esportiva. “A experiência foi maravilhosa e os ensinamentos, muito bons. Tenho certeza que esse torneio me fez crescer muito como pessoa e como atleta”. Por fim, ela agradeceu o apoio que teve durante a caminhada. “Não posso deixar de agradecer a todos que de alguma forma me ajudaram”, completou.

    Últimas