• Escolas estaduais não farão reposição de aulas nas férias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/12/2016 11:55

    Os colégios estaduais de Petrópolis não terão reposição de aulas no mês de janeiro, que seguirá com férias normalmente. Por conta do período de greve e ocupação, os calendários de reposição foram elaborados por cada escola e encaminhados à Secretaria Estadual de Educação. A maioria das  unidades (cerca de 80%) concluirá o ano letivo normalmente, ainda no mês de dezembro.

    Com início mesmo antes do final da greve por parte de professores que já haviam deixado o movimento, em julho, a reposição de conteúdo ficou a critério de cada escola e em Petrópolis funcionou basicamente de duas formas: com aulas extras no contraturno das turmas ou aos sábados. A maioria das escolas conseguiu terminar a reposição este ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), houve respeito pelos 200 dias letivos, conforme previsto em lei. "Apenas em situações pontuais os professores que paralisaram estenderão o calendário até fevereiro ou março de 2017", informou a secretaria.

    Nathan Gomes, de 20 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Pedro II, conta que teve todo seu conteúdo reposto, mesmo com os encerramentos e formaturas próprios de estudantes do 3° ano. Ele estuda de manhã e suas aulas foram respostas à tarde e aos sábados. "Não era tão agradável ter que ficar mais tempo para estudar, mas era necessário para recuperar o conteúdo. Foi um sacrifício necessário. Apesar da greve ter se estendido por muito tempo, as conquistas valeram a pena", disse.

    Para Ivan Rodrigues, de 18 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio, também do Colégio Estadual Pedro II, que participou da ocupação no primeiro semestre deste ano, com certeza houve perda de qualidade no conteúdo. "Meus professores conseguiram com muito esforço repor todo o conteúdo, mas a gente acaba tendo perdas, sem dúvida. Foi um período muito curto. Em algumas matérias, como português, matemática e literatura, que exigem mais tempo para se trabalhar, senti que tivemos perda", disse.


    Últimas