• Escolas de Petrópolis não atingem metas estabelecidas do Ideb

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/09/2022 08:26
    Por Enzo Gabriel

    Nesta sexta-feira (16), foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil. Em Petrópolis, as escolas não conseguiram atingir as metas projetadas para o município pelo Ideb, em relação às médias para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

    Para os primeiros anos do Ensino Fundamental (1º ao 5º), a meta de 2021 era que as escolas do município alcançassem 6,2 no índice de desenvolvimento, mas o resultado final foi de 5,2. Em relação aos anos finais (6º ao 9º), a meta era 5,5, mas o resultado ficou em 4,6. Já no Ensino Médio, as escolas estaduais em Petrópolis foram analisadas e precisavam de média 4,6, mas ficaram com 4,4.

    Algumas instituições se destacaram no município nas categorias, como a Escola Santo Antônio, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que teve média 6,4. No Ensino Médio, o Ciep Cândido Portinari atingiu 4,7, ficando acima do Ideb geral para o Ensino Médio em Petrópolis. Nos anos finais do Ensino Fundamental nenhuma escola superou a média geral esperada para o município.

    O Ideb é um indicador criado pelo Governo Federal que tem como objetivo medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ele é calculado a partir de dados sobre a aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

    Últimas