• Escolas de Petrópolis entram no ranking municipal de notas do Enem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/10/2016 12:00

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas por escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes ao ano de 2015. Em Petrópolis, 32 escolas aparecem na lista do Inep. No ranking municipal, mais uma vez, as melhores notas foram das escolas particulares, com destaque para o Colégio Ipiranga, que ficou com a média 730,13, incluindo a avaliação das quatro áreas de conhecimento: Redação e Ciências Humanas; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Natureza e suas Tecnologias. A escola também ocupou a primeira posição no Ranking Estadual. Na redação, o colégio alcançou a nota 822,93. 

    As cinco maiores notas do Enem, em Petrópolis, foram de escolas privadas e tradicionais. Depois do Ipiranga, aparece o Instituto Educacional Professor Alaor, que tem unidades em Itaipava e no Centro, ocupando o segundo lugar, com média 652,98. Em seguida, na terceira posição, está o Colégio Bom Jesus dos Canarinhos, com 648,44. O Instituto Social São José e o Fênix ocuparam, respectivamente, as 4ª e 5ª posições do ranking municipal. 

    Já as escolas públicas foram lideradas pelo Liceu Cordolino Ambrósio, que funciona no centro da cidade, e é a única escola do município que oferece as turmas de Ensino Médio. A média do Liceu foi de 515,68, o que a deixou na 20ª posição. Para a secretaria de Educação, o fato dela estar na frente de unidades particulares e sendo a melhor colocada das escolas públicas, reflete o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido pela unidade, que abrange também o Pré Vestibular Social. O programa atende a 120 estudantes, com aulas aos sábados, ministradas por professores da própria escola. A partir deste ano, as vagas passaram a ser oferecidas também para os estudantes da rede estadual.

    Porém, as escolas estaduais, que atendem o Ensino Médio como um todo, ocuparam as últimas posições da lista. A melhor nota foi a do Colégio Estadual Rui Barbosa, que funciona no Alto da Serra, e ficou na 22ª posição entre as escolas do município. A média das quatro áreas de conhecimento do colégio foi de 516,45. Considerando apenas a Redação foi 551,90. O pior desempenho foi registrado pelo Colégio Estadual Embaixador José Bonifácio, que atua em Pedro do Rio e ocupou a última posição do ranking do município, com média de 491,39. 

    Os resultados do Enem por Escola contemplam as 14.998 unidades de ensino do país que cumpriram o critério de ter, pelo menos, 10 alunos participantes do Enem 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%. De uma maneira geral, o Inep considerou que o desempenho dos alunos subiu em Redação e em Ciências Humanas, mas caiu em Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Natureza e suas Tecnologias. 



    Últimas