• Escolas da Faetec são destaque na maior feira de ciência do Estado do Rio de Janeiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/12/2020 09:58

    Dos 14 projetos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) selecionados para a XIV Fecti (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro) – a maior feira de ciências voltada para a Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro -, 10 obtiveram excelentes resultados. Alunos da Fundação subiram ao pódio seis vezes em três categorias: Ciências Biológicas & Saúde; Desenvolvimento de Tecnologia; e Interdisciplinar. Quatros projetos também foram pré-selecionados para a Fecti 2021 e serão desenvolvidos ao longo do ano, e outros dois, indicados para feiras nacionais.

    Em primeiro lugar, dois projetos: o Simulador de Operação Metroferroviária (foto) para utilização no curso Técnico em Manutenção Metroferroviária, na categoria Desenvolvimento de Tecnologia; e o Infernum Digital – jogo em 2D pixel, baseado na obra “A Divina Comédia”, na categoria Interdisciplinar. Este último foi indicado para a Mostratec 2020, preparada pela Fundação Liberato de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e que acontecerá em outubro de 2021.

    Estudantes da ETE de Transporte Engenheiro Silva Freire, em Deodoro, venceram com a criação do Simulador de Operação Metroferroviária. Os jovens construíram um console, que reproduz o painel de controle de um trem; e um circuito eletrônico, que dialoga com o software de simulação; além de terem feito uma reprodução pictográfica da estação de Japeri a Central, por meio de programação visual.

    “Foram oito meses de trabalho. O objetivo do equipamento é aumentar o contato dos alunos do curso com os trens, aprimorando as aulas das disciplinas de operação, sinalização e material rodante, e trazendo o máximo de realismo dos acontecimentos ferroviários com a utilização do simulador. Inclusive, ele poderá servir para as empresas no treinamento de funcionários”, garante Luiz Alexandre Oliveira, estudante do ensino técnico em Manutenção de Metroferroviária.

    Vencedora com o Infernum Digital, a estudante Amanda Caldeira, do 2º ano do curso técnico em Programação de Jogos Digitais, explica que o projeto é uma adaptação de um game criado em formato de tabuleiro para a Plataforma PC, a partir da geometria infernal constante na primeira parte da obra de Dante Alighieri.

    “O jogador terá o controle de dois jovens personagens (João Pedro e Jorge), alunos do Ensino Médio, que são transportados misteriosamente para um jogo inspirado no inferno dantesco e que enfrentarão uma série de desafios (dispostos ao longo de nove níveis ou círculos). O objetivo é retornarem ao mundo real”, conta a aluna da Escola Técnica Estadual (ETE) República, em Quintino.

    Na categoria Desenvolvimento de Tecnologia, dois trabalhos conquistaram o segundo e o terceiro lugar. São eles: um medidor de temperatura via wi-fi, na modalidade de projetos concluídos; e um aplicativo com o foco na educação financeira entre jovens, em fase final de execução. O primeiro projeto, que também foi indicado para disputar o Febrace 2021 (feira de alcance internacional), pode ser um grande aliado nesses tempos de pandemia da Covid-19.

    Trata-se de um dispositivo capaz de identificar se uma pessoa está com febre e informar em tempo real para o smartphone do responsável.

    “Muitos indivíduos não são capazes de medir sua própria temperatura, seja por alguma deficiência ou até mesmo por falta de conhecimento. Por isso, acreditamos que o dispositivo ajudará a identificar a presença do sintoma em pessoas que precisam de um cuidado especial e nem sempre estão sob a supervisão de alguém”, avalia a aluna Ana Beatriz Pimenta, da ETE Henrique Lage, em Niterói, uma das idealizadoras da ferramenta.

    Também houve dobradinha no pódio na categoria Ciências Biológicas e da Saúde. Com o segundo e terceiro lugar, respectivamente, os projeto ganhadores foram “Caracterização dos Resíduos Sólidos na praia de Vila Saquarema” e “Sem Preço, Mas Com Valor!”. Este último destina-se à promoção da conscientização ambiental dos usuários do campus Santa Cruz a partir da realização de diversas atividades ecológicas, como o desenvolvimento de composteira, vermicomposteira, olericultura e outras.

    “É com sentimento de orgulho que vejo tantos alunos da Faetec à frente de projetos científicos que foram destaque na Fecti. Isso só mostra que nossas escolas da rede seguem cumprindo a missão de despertar e incentivar cada vez mais o talento dos estudantes, de modo a impulsionar a área científica e técnica do estado, além de contribuir para um futuro melhor desses jovens”, ressaltou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.

    Projetos selecionados para a Fecti 2021

    No forno quatro projetos, ainda em construção pelos alunos e professora da Faetec e com a previsão de lançamento para 2021, garantiram vagas na Fecti 2021. São eles: um medidor de consumo elétrico via wi-fi; uma cadeira de roda elétrica sustentável (a base de bambu e energia solar); a instalação de painéis solares para um modelo de escola autossustentável; e um estudo sobre tartarugas marinhas no estado do Rio de Janeiro. Na feira, os estudantes autores de projetos bem colocados também ganharam bolsas CNPq.

    O novo presidente da Faetec, João Carrilho, parabeniza os alunos pela dedicação na confecção dos projetos. “É um orgulho ver tantos talentos na Rede Faetec despontando no mundo das invenções. Desejo sucesso para cada um e que, em 2021, os projetos em desenvolvimento brilhem ainda mais. Para nós, esses jovens são todos vencedores. Seus esforços os levaram ao pódio”, destaca Carrilho.

    Últimas