• Escola SESI e Google firmam parceria para uso de tecnologias educacionais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/02/2017 07:00

    Assim que começar o ano letivo, os alunos da Escola SESI Petrópolis passarão a utilizar as mais modernas ferramentas educacionais disponíveis. Uma parceria com o Google for Education vai disponibilizar recursos tecnológicos capazes de contribuir para o processo de aprendizagem e inovação dos estudantes.

    O programa é uma solução de serviços de computação em nuvem para e-mail, ferramentas de produtividade, agenda, bate-papo e logística para atualizar as estratégias de educação e tornar a sala de aula um lugar mais convidativo e instigante. 

    Professores e estudantes passarão a ter acesso ao Google Classroom, uma sala de aula virtual criada para facilitar a comunicação da turma e acompanhar o progresso dos alunos na busca dos melhores resultados e aprendizado mais eficiente. Docentes utilizarão um painel para controle de provas e trabalhos e o que está sendo produzido pelos alunos. O uso multimídia também será priorizado com conteúdo em textos ou vídeos. 

    Além disso será possível debater assuntos de uma determinada disciplina ou matéria através de um hangout ou bate-papo envolvendo inúmeros estudantes, pedir que alunos elaborem uma apresentação de slides compartilhada com inserção de conteúdo simultâneo ou até mesmo realizar uma prova através do smartphone, tablet ou notebook.

    Apesar disso, os livros e cadernos não foram descartados das aulas. Num primeiro momento a ferramenta será utilizada em determinados projetos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio, que receberão contas de email individuais para uso dos recursos e acompanhamento das atividades. Responsáveis pelos estudantes também serão informados sobre o desempenho dos jovens, através de relatórios e circulares enviadas por correio eletrônico.

    De acordo com a gerente de Educação Básica do SESI Rio, Hozana Cavalcante, o ambiente educacional está em constante mudança e a forma de passar conhecimento também. "Os profissionais da Escola SESI pensam a educação como um processo de transformação pessoal, profissional e social e a parceria com Google, além de provocar uma motivação espontânea nos estudantes é uma forma de agregar valor à esse processo tornando-o mais instigante, acessível e desafiador” explica.

    “Estamos fortalecendo o modelo de uma das novas tendências em educação em que o aluno é o protagonista, um ser ativo no seu processo de aprendizagem. Desta forma, potencializamos a construção de novos conhecimentos, autonomia para criar projetos inovadores na solução de situações problema e novos desafios”, completou Hozana.

    A parceria com o Google chega para somar recursos a metodologia diferenciada utilizada pela Escola SESI, que integra conhecimentos e desafia o aluno ao raciocínio, possibilitando a compreensão da realidade. As ferramentas ajudam a preparar o estudante para um futuro que está acontecendo agora, cada dia mais exigente e tecnológico.

    “A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Este é um caminho sem volta. E por isso, unir ferramentas avançadas a uma metodologia que evidencia o aluno como ator principal é contribuir para um processo de descoberta e aprendizado, onde se pensa a construção coletiva do conhecimento. Assim, mais do que formar alunos, a escola forma cidadãos que atuam para sua transformação e da sociedade”, explica a diretora da unidade, Ana Paula Lanhas de Lemos.

     

    Últimas