• Escola no Brejal corre risco de ser fechada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/05/2017 09:00

    A polêmica medida de fechamento de escolas, a ser adotada pela Prefeitura de Petrópolis, está deixando moradores revoltados. Ontem pais de alunos da escola municipal Antônio José de Lima, no Brejal, participaram de uma reunião com o secretário de Educação, mas não chegaram a um acordo. A proposta do órgão deve ser apresentada agora no Conselho Municipal de Educação, onde será debatida. 

    A escola que fica na Estrada dos Albertos, na Posse é uma das pelo menos quatro unidades de ensino que devem ser extintas pelo município. A proposta é transferir os alunos para outras escolas próximas. Mas a medida não agradou a ninguém. Maria do Carmo, que é mãe de ex-aluno e tia de dois alunos da escola considera absurda a decisão. “Eles já vieram aqui na semana passada e propuseram fechar a nossa escola. Não aceitamos. Queriam levar os alunos para outro lugar e acabar com a escola que foi uma conquista da comunidade. Isso não pode acontecer de jeito nenhum. Já tentaram fazer isso antes mas nós não deixamos e o governo desistiu. Aí agora voltaram com essa história. Não podemos deixar!”, disse a moradora.

    A proposta inicial da secretaria de Educação é transferir os cerca de 40 alunos para a Escola Municipalizada Avelino de Carvalho, que fica do outro lado do bairro, e as crianças mais novas para o Centro de Educação Infantil (CEI) José Gonçalves da Motta, na localidade “Salão Azul”. Para os pais, a medida seria um retrocesso. “Não vamos admitir. Onde já se viu, em pleno século 21, onde se sabem mais do que nunca que a educação é base de tudo, o governo vem querer fechar as escolas. Não dá para aceitar de jeito nenhum”, disse uma mãe, que preferiu não se identificar. 

    A notícia do possível fechamento da escola, dada pela própria Secretaria de Educação, em visita na semana passada, deixou a população local revoltada. O assunto virou tema de debate nas redes sociais. O advogado Ronaldo Ramos, que foi vereador por oito anos, considera equivocada a decisão da Prefeitura. “A Escola Antônio José de Lima é a única referência do Poder Público nos Albertos e este toma uma decisão, a meu ver equivocada de fechar a Escola. A comunidade se mobilizou e creio que isso não acontecerá mais, portanto, me coloquei à disposição para falar com o Secretário de Educação e caso seja mantida tal decisão, poderemos ir ao Ministério Público e ao Juizado da Infância e Juventude. Aquela Escola já teve menos alunos e mesmo assim foi mantida, sempre defendi que deveria ser ampliada como um Centro Educacional de Referência Ambiental e Social com várias ações não só para a comunidade dos Albertos, mas para todo o Município”, disse. 

    O especialista em gestão ambiental Breno Eblen, nascido e criado na Posse, considera um retrocesso o fechamento da unidade. “O Brejal é hoje um dos principais polo de agricultura orgânica do estado. O ideal no meu entendimento e que se tenha na escola, no contra turno cursos técnicos voltando para o ensino técnico na área agrícola. Seria o ideal. Fechar a escola e andar pra trás”, completou. 

    O atual vereador do distrito, Jorge Paiva, o Jorge Relojão, acompanha a situação e disse que vai continuar lutando pelo direito da comunidade da região. Sua equipe participou da reunião de ontem, e aguarda agora o próximo encontro, a ser realizado daqui a 11 dias, para que possa tomar as devidas providências sobre o caso. 

    A Escola dos Albertos é uma das pelo menos quatro unidades a serem fechadas pelo governo municipal. Um debate está previsto para acontecer no próximo dia 16, no Conselho Municipal de Educação, onde a proposta apresentada pela prefeitura estará em pauta. Até lá moradores recorrem à alternativas para tentar suspender o fechamento da unidade. 

    Últimas