• Escola Municipal Leonardo Boff comemora 30 anos de fundação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/10/2016 16:39

    Fundada em 1986, a Escola Municipal Leonardo Boff está comemorando 30 anos de fundação com uma programação especial aberta para a comunidade. A escola, que foi construída em regime de mutirão pela comunidade, atende a 63 crianças da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental e foi uma das pioneiras na cidade a atender em regime integral, das 8h às 16h. No local, as crianças participam de atividades complementares e oficinas. A programação gratuita conta com feira de conhecimentos, apresentação de balé, procissão, roda de conversa e apresentação de coral.

    A escola oferece atividades extracurriculares com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento pedagógico e no fortalecimento da cidadania. “É uma comemoração em conjunto com a comunidade, que participa ativamente das nossas atividades. Contamos com doze funcionários e temos a ajuda de voluntários. Na escola trabalhamos vários conceitos humanitários com as crianças e a nossa missão é a de defender a educação pública de qualidade, ajudando na formação da cidadania em prol da justiça social”, disse Angélica Domingas, diretora da escola.

    Além das aulas do currículo normal, as crianças participam de oficinas de educação patrimonial, ambiental, xadrez, culinária, artesanato, informática e música.

    “Uma grande conquista para a escola foi, também, implantar os professores regentes. Eu tenho a oportunidade de acompanhar as crianças durante o tempo integral e sei que isso ajuda no acompanhamento pedagógico. Através das oficinas, as crianças aprendem coisas novas que serão utilizadas durante toda a vida. Um exemplo disso é a horta. Com a supervisão de um professor, eles plantam, cuidam da terra e colhem. A comunidade também ajuda a manter tudo certinho. Isso é muito gratificante”, disse a professora Claudia da Silva Ferreira.

    A programação de aniversário é aberta para a comunidade e a escola fica na Rodovia BR-040, quilômetro 81,5, na pista sentido Rio de Janeiro, bairro Contorno. Amanhã, 11 de outubro, às 9h, tem apresentação da feira de conhecimentos e Leitura. Às 11 horas ocorre a apresentação do corpo de balé da ONG Aldeia da criança e às 13h as crianças participarão de atividades recreativas.

    Na quarta-feira, dia 12, às 10h30, tem procissão seguida de Missa de Nossa Senhora Aparecida em ação de graças pelos 30 anos de luta em prol da educação e da justiça social na Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Contorno.

    Na quinta-feira, dia 13, às 9h, tem bênção das instalações patrimoniais e conversa com os alunos ministrada pelo Padre Wylliam da Silveira Ferreira. Às 10h tem feira de conhecimentos e leitura e às 14h ocorre uma integração das atividades do Paiol de História da Fundação Lygia Bojunga e visita dos educadores da escola Jardim da Comunidade da Pavuna (RJ) do Movimento das Comunidades Populares – MCP.

    Já na sexta-feira, dia 14, a programação começa às 10h com Canto da Música “Dentro de um abraço”, da banda Jota Quest, com a participação das crianças, e às 10h tem apresentação de fotos históricas. Às 13h30 ocorre uma homenagem aos professores, ex-professores, alunos, ex-alunos e aos voluntários. O encerramento está marcado para as 15h com o Coral do CDDH.

    Para Angélica, a comemoração é de toda a comunidade. “Essa escola foi construída pela comunidade. Temos uma participação ativa dos pais e as crianças se sentem em casa. Tudo o que conquistamos é para o bem delas, para que se sintam acolhidas”, contou.

    Últimas